Posted on

Hoje levo vocês a descoberta da Pinacoteca Cívica de Ancona no histórico palácio Bosdari na rua Pizzecolli. A sua coleção é uma das mais importantes da região Marche! Tem obras primas como a estupenda “Pala Gozzi” de Tiziano Vecellio, a “Madonna con Bambino” de Carlo Crivelli, a “Pala dell’Alabarda” de Lorenzo Lotto… e não para por ai, porque ainda têm obras de Andrea Lilli, o Guercino, Carlo Maratta, Francesco Podesti, sem esquecer da importante coleção de arte moderna. Estão prontos? Venham comigo!

Pala Gozzi de Tiziano, na Pinacoteca de Ancona

Caminhando pelo centro histórico de Ancona passando pela rua Pizzecoli encontramos uma enorme porta que se abre para um pátio interno com um poço. Ali começamos a desvendar os lugares secretos e mágicos que essa enorme casa hospeda.

Se preferir um percurso mais misterioso, passe de frente a igreja Santa Maria della Piazza e atravesse a rua estreita que leva ao Vicolo Foschi, não tenha pressa! Compre seu bilhete, deixe seus pertences no armário e aproveite para visitar uma torre medieval em pedra calcárea preservada num lugar um tanto inesperado. Esse é o meu percurso preferido! Desligue o celular, relaxe e venha saudar Francesco Podesti no corredor de entrada!

Quem é Francesco Podesti?

A Pinacoteca Cívica de Ancona leva o nome de Francesco Podesti (1800- 1895) um importante pintor anconetado que promoveu a instituição entre 1800 e 1888 doando várias obras próprias, principalmente rascunhos. A coleção cresceu com doações das familias nobres e outras oriundas de instituições religiosas. Além disso em ocasião de diversas “Exposições Universais” foram adquiridos vários obras enriquecendo a coleção de arte moderna. Hoje existem mais de mil obras.

A Pinacoteca de Ancona no tempo

A Pinacoteca teve diversas sedes durante os anos. Uma delas foi o ex convento de São Domingos e o ex convento de São Francesco alle Scale, sucessivamente. Durante a segunda guerra as principais obras foram escondidas por Pasquale Rotondi na Rocca de Sassocorvaro para evitar o roubo e destruição. Como podem ver não faltam historias para contar!

A Pinacoteca foi destruída mas suas obras estavam a salvo e no período de reconstrução as obras permanecerão em Urbino. A Pinacoteca foi reaberta em 1958 dessa vez no Palácio dos Anciões. Mas somente em 1973 a sede da Pinacoteca passou a ser o Palácio Bosdari.

Palácio Bosdari: a atual sede da Pinacoteca de Ancona

A família Bosdari (in croato Božidarević ) foi uma família nobre de origem ragusana, com importante ramificações na Itália. Que no ano de 1560 começou a reestruturação do palácio com um projeto do arquiteto Pellegrino Tibaldi. O palácio permaneceu de propriedade da família Bosdari até os anos 30, quando passou a família Giacchetti e depois a prefeitura de Ancona.

Hoje o palácio Bosdari continua sendo a recordação de uma Ancona cosmopolita e acolhente, com os muros que grandiosos, sequência de escadas, elevador moderno e uma equipe sempre gentil.

No periodo de 2012 a 2016 foram feitos trabalhos de restauro e ampliação da Pinacoteca, com a inclusão do Palácio Bonomini. Os espaços foram modernizados com a instalação de um elevador de 26 metros. Os trabalhos de reestruturação possibilitaram a descoberta de parte dos antigos muro e o surgimento da torre de pedras que estava soterrada, hoje é possível acessá-la através do ingresso do Viccolo Foschi, uma rua estreita ao lado da igreja de Santa Maria della Piazza. O museu é acessível a portadores de necessidades especiais.

Eventos da Pinacoteca de Ancona

Eu vejo a Pinacoteca como um album de pinturas que devem não somente serem vistas mas contadas, se tornando um cenário mágico de acontecimentos. Se você não conseguiu ouvir as histórias que os quadros contam, não se envergonhe! Solicite ajuda dos funcionários que sempre são muito gentis ou participe de um dos laboratórios didáticos.

Não é simplesmente um museu comum com um espaço escuro, silencioso e sóbrio, é um lugar que se transformava no palco interativo para as visitas guiadas dos mais diferentes temas.

Laboratórios didáticos

  • Befana: no inicio do mês de janeiro a Befana (uma bruxa que distribui doces no dia de Reis as crianças italianas) deixa sua casa na cidade de Urbania, e passa para falar com as crianças e distribuir doces, no endereço anconetano. Com o museu todo no escuro, as crianças fazem um percurso descobrindo as pistas deixadas pela Befana.
  • Baile de 1800: no periodo de Natal a casa Bosdari recebe a comunidade anconetana con um grande baile do século XIX. Os salões se tornam palco de dança, recital de música e representação de textos da epoca. Uma atmosfera apaixonante.
  • Harry Potter: no calendario de eventos têm laboratórios de Harry Potter. Digamos que se você deixar sua imaginação livre pode ate ver os quadros em movimento! Eu mesma vi Minerva Magonegall em pessoa! E as escadas lembram uma versão moderna de Hogwarts. Pistas a serem encontradas, laboratorio de como fazer o brasão preferido e até o pomo de ouro.
  • Lorenzo Lotto: já pensou em aprender como são feitos os pigmentos antigos? E como usá-los? e se quem ensinasse fosse o proprio Lorenzo Lotto, que sai da sua bottega para ensinar?

Cinco obras que merecem atenção especial

  • O ‘Juramento dos Anconetados’ de Francesco Podesti, com uma sala toda dedicada a essa obra. A iluminação torna a pintura ainda mais impressionante, fazendo a obra parecer ainda maior! A obra conta uma parte importante da historia de Ancona, com seus heróis e seus símbolos. Um bom momento para conhecer e entender a história da cidade, desenhada perfeitamente por Podesti. Além disso, se tiver um tempinho, confira os inúmeros desenhos que Podesti deixou.
  • Pala della Alabarda’ de Lorenzo Lotto: a herança de Lotto na capital Dórica. Representa um importante momento histórico da cidade: a tirania do Cardinal Accolti. Obra conhecida também como ‘Sacra Conversazione’.
  • Pala Gozzi’ de Tizziano: primeira obra autografada pelo autor. Em frente a ela não percam a ‘La Crocifissione’ uma obra que faz parte do altar da Igreja de São Domingos e temporariamente é exposta na Pinacoteca.
  • Madonna con bambino’ de Crivelli: o quadro é muito pequeno. Por isso ao lado colocaram uma lupa e uma lanterna! Assim podemos observar os minúsculos detalhes no fundo, que seriam impossíveis de ver.
  • Pala Andrea Lilli’: um outro modo de observar Ancona antiga, com todo seu esplendor ao entardecer, vista do mar que é o melhor lugar para observar a cidade.

Além disso o museu tem uma coleção de obras do seculo XX, dos artistas: Bartolini, Bucci, Cagli, Trubbiani, Enzo Cucchi. Além de exposições temporárias de arte contemporânea.

Saiba mais

Sito web : http://www.comune.ancona.gov.it/ankonline/cultura/2016/02/20/pinacoteca-comunale/

Abertura:

  • de 1 de outubro a 30 de abril: de terça a sexta das 16-19 h, sábado e domingo de 10-19h.
  • De primeiro de maio a 30 de setembro: de terça a quinta das 17-20, sexta 10-20 e sábado e domingo de 10-13h e 17-20 h.

Algumas fotos são do acervo de Destinazione Marche.

Caso tenham curiosidade de conhecer o texto original escrito em italiano, visitem: https://www.destinazionemarche.it/una-giornata-alla-pinacoteca-di-ancona/

Artigo escrito em 28 de março de 2019 e revisado em 20 de maio de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.