Posted on

Dia 17 de fevereiro teve início o carnaval de Fano! Fano é uma cidade da província de Pesaro- Urbino, na região Marche famosa pelo seu carnaval. Segundo os historiadores é o carnaval mais antigo da Itália, com documento do ano de 1347 guardado no Arquivo Histórico da Prefeitura. Além disso, em 1450 a família Malatesta incluiu no estatuto da cidade a necessidade de festejar o carnaval!

Em 1888 o carnaval adquiriu um formato semelhante ao atual com o desfile pelas ruas. Essa tradição prosseguiu e evoluiu até o ano de 1951, quando o desfile passou a ser na avenida Gramsci onde está até hoje.

Eu como carioca tive de conferir e confesso que fiquei impressionada! Sendo ainda mais emocionante porque nesse ano as mulheres foram as homenageadas com o tema “As cores das mulheres”. Os carros homenagearam Alda Merini (poetisa italiana), Frida Kahlo e as mulheres de modo geral. Inclusive com carros dedicados ao mundo feminino. Contando ainda com três madrinhas oficiais Emanuela Aureli (atriz), Jessica Notaro (bailarina) e Annalisa Minetti (atleta paraolímpica).

A celebração do carnaval começa nos três domingos anteriores ao início da quaresma. No ano de 2019 serão os dias 17 de fevereiro, 24 de fevereiro e 3 de março.

A preparação tem início bem antes do carnaval, com a construção dos carros alegóricos na “Fábrica do Carnaval” no galpão onde um grupo de operários, escultores, artesãos e mecânicos, especialistas em diversos materiais como a madeira, o ferro, papel machê, resinas e isopor. Passando pelas fases de projeto, construção da estrutura, modelagem das figuras em papel machê, secagem e por último pintura.

O modo como é organizado o desfile lembra muito os desfiles cariocas com abertura, mestre de cerimonia, desfile de carros e com o carro dos músicos por último. A diferença é que apesar de ter um enredo, cada carro possui sua própria música e não um único tema musical.

Desfile

O desfile acontece em 3 fases:

  • Primeiro desfile com apresentação dos carros guiados pelo El Vulòn, acompanhados de música e coreografia.
  • Segundo desfile onde ocorre “il getto” que é o lançamento de balas e chocolates dos carros alegóricos. Esse ano foram utilizados 18 toneladas de chocolates.
  • terceiro desfile fechando o dia com os carros iluminados.

Além dos carros alegóricos há um cortejo de pessoas fantasiadas que dançam e interagem com o público. O desfile é composto de 4 carros de primeira categoria, 2 carros de segunda categoria e 5 mini carros.

Ao decorrer da avenida são dispostas tribunas privadas onde as pessoas assistem o desfile e também jogam doces, criando um fogo-cruzado delicioso.

El Vulòn

El Vulòn é uma máscara típica do Carnaval de Fano, também chamada de El Pup. A máscara foi idealizada pelo pintor Rino Fucci no ano de 1951 que se inspirou no personagem da caricatura tradicional. Seu nome nasce do francês “nous voulon” recordando o período de domínio francês onde existia uma pessoa responsável por declarar leis e decretos. O personagem foi criado como uma sátira à pessoa que ocupava este cargo. No fim do carnaval acontece a queima do Pupo, uma recordação moderna dos antigos ritos de sacrifício que acontece na praça da cidade. Essa alegoria aparece como carro e como personagem.

A Música Arabita

O carro que fecha o desfile é o mais característico do carnaval: o carro da Música Arabita, que em dialeto fanese significa ‘Arrabbiata’ ou seja ‘raivosa’, com raiva. Essa banda nasceu no ano de 1921 composta por artesãos e comerciantes. Usam instrumentos alternativos como latas, garrafas, instrumentos produzidos em madeira seguindo a tradição da ‘bidonata’ (bidone=bidão, utilizado como tambor), que era composta de operários e marinheiros que não possuíam instrumentos clássicos utilizados pelos nobres como violino, flauta, arpa etc. Guido Piovene definiu a Musica Arabita como o “Jazz Italiano”.

A Carnavalesca

No ano de 1872 foi fundada a Associação da Sorte para administrar as atividades de diversão e beneficência do Carnaval; com o passar do tempo essa associação cresceu ficando maior e mais organizada, se transformando na ‘Ente Carnavalesca’. Esta Associação tem como objetivo a valorização cultural, folclórica, de turismo da cidade. Os cidadãos de Fano podem se inscrever mediante o pagamento de uma pequena taxa.

Outras Atrações

  • carnaval das crianças: domingo de manhã as famílias tem acesso gratuito aos carros expostos no Viale Gramsci com a presença de El Vulòn.
  • carnaval dos cachorros: no dia 24 de fevereiro às 11:15 com saída na piazza Cavour, os cachorros são os protagonistas do desfile, se apresentando fantasiados junto com seus donos. Inclusive com premiação para os 3 primeiros classificados.
  • Além disso, a cidade possui palcos com atrações na praça XX de Setembro e na frente do Arco de Augusto, além de um pequeno parque de diversão no Viale Gramsci.
  • Para programação completa acesse: http://www.carnevaledifano.com/programma-2019/

Curiosidades

Como no passado as pessoas usavam guarda-chuvas virados para recolher os doces, aconteciam inúmeros incidentes. Desde o ano de 2015 foi criado o ‘prendigetto’, um cone em papel decorado pelo artista fanese Paolo del Signore.

Sites Relacionados

Site de Turismo de Fano: https://www.turismofano.com. Facebook: Visit Fano Site do carnaval de Fano: www.carnevaledifano.com Para garantir a segurança de acordo com a regulamentação, atualmente o carnaval de Fano é pago. Informações sobre a venda de bilhetes no link: http://www.carnevaledifano.com/biglietteria-palchi/ Site de turismo da região Marche: www.destinazionemarche.it Como Ambassador do blog Destinazione Marche (www.destinazionemarche.it ), em colaboração com o Serviço de Turismo de Fano, pude participar dessa experiencia maravilhosa de desfilar nos carros alegóricos.

Artigo Publicado em 21 de fevereiro de 2019 e revisado em 19 de maio de 2020

2 Replies to “O carnaval mais doce da Itália”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.