Posted on

Porto Recanati foi a primeira cidade que conheci na região Marche e por isso tenho uma memória afetiva grande com a cidade. Em 2005 desembarquei em Bolonha chegando do Rio e fui conhecer a família do meu marido, que passava as férias de verão sempre em Porto Recanati. O avô do meu marido é portorecanatese e foi um filho ilustre da cidade, tendo inclusive suas memórias escritas em um livro. Foi ali que minha filha aprendeu a comprar sorvete! Ela resistia em falar italiano, mas sabia todos os sabores dos sorvetes e pedia em italiano! Viu como minha história se une a cidade?

Porto Recanati fica na província de Macerata, pertence a Riviera del Conero, uma ótima localização balneária para famílias e turistas que querem aproveitar a praia com tranquilidade. Um mar azul que contrasta com as casas coloridas da beira-mar. Ótima para ser percorrida de bicicleta!

A cidade surgiu a partir de uma antiga colônia romana chamada Potentia, fundada entre 189 a.C. e 184 a.C. durante o processo de colonização da Costa Adriática. Existe uma área arqueológica na localidade de Santa Maria em Potenza onde escavações encontraram vestígios de época romana.

Aproveitar a Praia

Porto Recanati possui 8 km de praias cobertas de pedrinhas e um mar geralmente calmo, com água morna. Os estabelecimentos balneários possuem campos de Beach volley, parque infantil e possibilidade de alugar SUP, caiaque e pedalinho, um lugar perfeito para essas atividades marítimas. Existem duas praias públicas: a primeira na frente da praça Fratelli Brancondi e a segunda mas para o fim da cidade perto da Pineta (um parque repleto de pinheiros).

O mar é caracterizado por alta profundidade, mesmo a poucos metros da praia, sendo ideal para quem gosta de navegar.

Observar a antiga tradição de pesca

Caminhando em direção à foz do Rio Potenza, um excelente lugar para observar o pôr-do-sol, podemos observar os pescadores. Desde a época romana, Porto Recanati nunca perdeu a tradição da pesca. É possível observar os pescadores jogando grandes redes circulares.

Caminhando em direção ao Monte Conero, podemos ver o pedaço de praia que ainda é utilizado pelos pescadores, que saem para pescar bem cedo e no início das manhãs vendem o peixe ali mesmo. Durante o dia consertam as redes e organizam o material de pesca.

Saborear o Brodetto de Porto Recanati

A região Marche é conhecida pelos seu “brodetto”, um caldo de peixe regional. Porto Recanati possui uma receita inscrita na Accademia del Brodetto com peixe branco e preparado com o açafrão selvagem, típico do Conero, que dá ao prato um tom amarelado.

Nasceu como um prato popular e hoje possui uma semana inteira dedicada a ele: “La settimana del brodetto”, geralmente na primeira semana de junho vários restaurantes oferecem o prato com preço promocional. O caldo de peixe nasceu da necessidade de aproveitar o peixe menos vendido do mercado ou o que sobrava das vendas. Inicialmente era feito com o pescado de menos valor, cozido com água do mar e um pouco de azeite. O prato sofreu evoluções, ficando mais refinado se usam 9 tipos de pescado: lula, bacalhau, cação, arraia, lagostim, linguado e outros peixes locais.

Numa grande caçarola é refogada a cebola com azeite abundante e depois são adicionadas os peixes, respeitando o tempo de cozimento de cada um. O pescado é cozido no caldo de peixe, se adiciona vinho branco e o açafrão selvagem, o importante é nunca tocar o peixe com utensílios de cozinha, para evitar que se rompa.

Visitar o Castelo Svevo e Arena Gigli

O Castelo Svevo recebe esse nome em homenagem a Frederico II que era imperador do sacro império romano-germânico (chamado em italiano Svevo porque vinha da região alemã Svevia), que possuía terras entre os rios Musone e Potenza (hoje territorio de Porto Recanati) e autorizou a construção de um porto e de uma estrutura para defendê-lo. A origem do nome da cidade surge neste momento Castrum Portus, embora o porto nunca fosse construído.

O castelo foi construído em época medieval para defender a costa da presença dos piratas, possui uma torre utilizada para observação que permite ver o panorama ate o Monte Conero. Na parte interna do castelo, temos uma arena chamada “Beniamino Gigli” em homenagem ao tenor e onde no verão é utilizada para espetáculos musicais.

Dentro do Castelo temos também a Pinacoteca Comunale, chamada Pinacoteca Attilio Moroni. A Pinacoteca nasceu do colecionista privado, e foi criada após a doação de Attilio Moroni de várias obras do período de 1800-1900. A Pinacoteca fica no primeiro andar e é organizada através de um corredor que liga as sete salas com as obras. Uma sala é dedicada inteiramente ao pintor Recanatese Biagio Biagetti que teve grande importância na arte sacra do século XX. Possui obras dos artistas: Carlo Maratta, Luca Giordano, Rosso Fiorentino e allo Spagnoletto.

Participar dos inúmeros eventos de verão

Palio de São João

No terceiro sábado de agosto acontece o Palio de São João, uma comemoração histórica em homenagem ao santo patrono São João Batista. A comemoração relembra a origem da cidade com uma disputa entre os 7 bairros: Europa, Montarice, Santa Maria in Potenza, Sammari, Centru, Scossicci e Castennôu. A disputa consiste em uma corrida em dupla com uma vara com dois cestos nas extremidades com 15 quilos cada cesto. Ganha a dupla que perde menos peixe e chega com tempo menor.

Além disso é realizado um desfile com os grupos vestidos com roupas títpicas representando os pescadores, os camponeses, as lavadeiras, as bordadeiras que faziam os enxovais, as vendedoras de peixes (os homens pescavam e as mulheres usavam carroças para vender o peixe), a pequena burguesia comerciante e sobretudo os cidadãos comuns. Eu já participei e foi uma experiência incrível!

Foto de Sandro Moriconi

Durante todo o verão são realizados vários eventos: Sagra del Sardò, uma corrida para crianças, o Palio de São João, o festival de fogos de artificio de Ferragosto e uma festa Vintage. Para saber mais detalhes dos eventos sugiro consultar o link: https://www.portorecanatiturismo.it/eventi.html

Sites relacionados

Site de turismo di Porto Recanati:  https://www.portorecanatiturismo.it

Site de turismo regional: www.destinazionemarche.it.

O Photowalk é uma atividade de turismo da Região Marche, esse foi o segundo ano que participei como ‘Ambassador’ com o objetivo de compartilhar a minha experiência vivida numa cidade que eu já amava.

One Reply to “5 coisas para se fazer em Porto Recanati”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.