Posted on

A Região Marche sempre me surpreende! Cheguei em Mondolfo com o pé esquerdo, na verdade com o pneu esquerdo furado (eu e uma colega blogger rodamos atrás de um borracheiro aberto no domingo…). Um pequeno incidente que poderia me deixar de mau humor. Mas chegando atrasada encontrei os garotos do Archeoclub com suas fantasias medievais contando historias outra época. Imediatamente mudei o humor e fui relaxando.

Vivi uma experiência com os cinco sentidos! Para começar a vista extraordinária dos muros da cidade. Os guias não eram somente jovens vestidos com roupas de época para fotografar, mas eram realmente bons em contar a historia da cidade com muita paixão e orgulho.

Para começar Mondolfo é um dos Burgos Mais Bonitos da Itália! Um castelo fortificado que surge em uma colina pouco distante do mar, perto do rio Cesano, um ponto estratégico para controlar a Estrada Marina que liga Senigallia, Fano, Ancona e Rimini. A localização: um bom territorio para cultivar, servir de pasto, caçar, abundante de água e rica em lenha. Assim nasceu a cidade no século VI, os primeiros muros, em forma oval e com um perímetro de 400 metros.

Entre os séculos XIII e XIV o castelo aumenta suas fronteiras construindo a segunda cinta de muros. Nesse momento recebe definitivamente o nome de Mondolfo, provavelmente nome derivato di Monte Offi, ou seja Offo o chefe de família que administrava o castelo.

Foto de Renato Ribichini
Foto de Renato Ribichini

O que fazer em Mondolfo

Castelo de Mondolfo

Uma cidade fortificada sobre o mar, que surge fechada em uma dupla muralha do século XV obra do gênio militar de Siena Francesco di Giorgio Martini, que controlava a costa Adriática e a foz do rio Cesano, como uma grandiosa máquina de guerra. Fechando o período de um reinado autóctone com a morte de Rinaldo de Mondolfo, o castelo passa a família Malatesta e posteriormente ao duque de Urbino. Com o Ducado de Urbino a cidade tem grande prosperidade.

Foto aerea – fonte Google images

Laboratório de Filippo Sorcinelli (para ver, ouvir e cheirar)

Filippo Sorcinelli é um artista, músico, designer grafico e famoso por ser o alfaiate dos Papas, ele faz roupas sacras para todo o mundo, especialmente para o Papa Bento XVI e Papa Francisco. Voltou para sua terra natal para criar um laboratório, um lugar onde é possível ter experiências multisensoriais. Com música, cheiros e tantos trabalhos em exposição, proporcionando uma experiência olfativa completa com sua recente linha de perfumes. Uma coleção com 5 perfumes que contam sua historia pessoal.

Palácio Municipal e Torre Cívica

No centro, no coração da fortificação vemos o Palácio do Município com sua Torre Cívica, dominado o panorama da Praça do Castelo.

O Palácio foi construído no ano 1930 com tijolos recuperados da sua antiga sede municipal, em estilo Neogótico e com ameia (cada um dos pequenos parapeitos denteados que guarnecem o alto das torres) guelfa. O sino municipal é dedicado ao compatrono Sao Gervasio; tocava para avisar as reuniões municipais e antigamente para para esconjurar as consequências das tempestades. A bandeira, um dos símbolos da autonomia municipal, é caracterizada de duas partes iguais, nas cores dourado e azul, para indicar os campos e o mar Adriático.

Complexo monumental de Santo Agostinho

A poucos metros do muro do Castello surge o Complexo Monumental de Santo Agostinho com data de 1219, um amplo convento com a majestosa igreja de Santa Maria do Socorro de construção de final de 1500. A fachada é do ano de 1726 e tem 3 elegantes portais com motivos renascentistas.

Podemos ver várias pinturas relativas ao estilo 1600 marchigiano, entre eles uma obra de Claudio Ridolfi que fez uma sagrada conversação e o Martírio dos Santos Simão Judas e Judas de Giovan Francesco Guerrieri.

Ao lado da igreja existe um um claustro com afresco de epoca de 1600 e um poço do mesmo período.

Esferistério

Existem poucos lugares na Itália como o Esferistério (Esferistério é o lugar onde se jogava a péla) de Mondolfo, onde se pode admirar o jogo do Pallone al Bracciale, o jogo comum em todas as cortes renascentistas, cuja época data de 1500. No jogo participam times de 3 atletas, que devem acertar a bola com o bracciale (uma espécie de luva de madeira). O bracciale pesa cerca 2 quilos e é feito em madeira; tem o formato de um toco cilíndrico com um buraco no interior, onde se entalha o formato da mão.

O campo onde se joga é chamado Esferistério geralmente tem uma medida de 90 por 16 metros. Em Mondolfo o campo surge ao longo do Muro de Levante, perto da Porta Santa Maria.

Curiosidade: o poeta marchigiano Giacomo Leopardi dedicou ao jogador de Pallone Carlo Didimi uma célebre canção “A un vincitore nel pallone“.

Na cidade de Macerata também existe um Esferistério, que atualmente é utilizado para grandes concertos.

Bastião de Santana

No assédio do ano de 1517 as tropas de Lorenzo de Medici cavam um longo túnel debaixo da torre onde havia um forno, como as tropas carregavam explosivos ocorreu uma grande explosão que destruiu completamente a torre. Em substituição a torre e para de adequar ao novo tipo de armamento usado com armas de disparo, foi construído longo a cinta muraria da cidade o Bastião de Santana (bastião é uma obra avançada de uma fortificação, com dois flancos e duas faces). O bastião é construído de modo que seja mais espaçoso para alojar um numero maior de peças de artilharia.

Com o fim da atividade militar o bastião se tornou um jardim do monastério de Santana. Um jardim com rosas vermelhas e amarelas, uma horta e uma cultivação de limões administradas pelas freiras. Posteriormente nasce o Jardim Martiniano, feito no modo conhecido como italiano, ou seja, com uma geometria estudada e regular, hoje o jardim é administrado pela prefeitura e é utilizado como espaço para eventos culturais, mostras e espetáculos.

Arsenal do Castelo

Em um espaço cavado na cinta murária de Mondolfo, encontramos o Arsenal do Castelo. Um lugar onde se pode conhecer um pouco mais sobre artilharia e arquitetura militar, com tantas réplicas de armas de defesa do periodo medieval e renascentista.

Mirante do castelo

Ao longo dos caminhos utilizados para o controle na primeira cinta muraria encontramos um dos lugares mais panorâmicos de Mondolfo. Um maravilhoso mirante com vista para o mar Adriático e para a cidade de Marotta, mas é possível ver até o Monte Conero. Nesse lugar se compreende a posição estratégica da cidade, com o controle do trânsito marítimo.

Marotta

Por que o título do artigo é Mondolfo-Marotta o dobro da diversão? Marotta é uma localização balnearia cujo território pertence a Mondolfo. Para criar um projeto turistico informativo as duas cidades se uniram, por isso o slogan “Due Vacanze in una” (Duas férias em uma) que fiz referência no título; se Mondolfo pertence ao Burgos mais bonitos da Itália, Marotta participa do programa Bandiera Blu, um reconhecimento internacional de qualidade das praias.

A Associação Cultural Chiaro Scuro desde 2015 começou a invadir os muros da cidade com seus mosaicos feitos com material reciclado. O primeiro mosaico foi realizado no muro perto ao Escritorio de Turismo, e foi nomeado “Tra Terra e Mare” (Entre Terra e Mar) e representa o sol que surge em Marotta. Depois disso, a associação pensou de usar a técnica do mosaico em todos os muros da beira-mar. No momento que visitei Marotta os voluntários da associação trabalhavam o tema “Por um mundo sem desnutrição infantil”.

Como fizemos um passeio através dos cinco sentidos chegamos no momento do paladar! Descobrimos a história de um prato típico e provamos (quer dizer eu sofro de alergia alimentar e só registrei o momento e me diverti com os amigos). Em dialeto i Garagoi! Um molusco chamado em português de Pés de Pelicano (Aporrhais pespelecani) é encontrado no litoral entre Rimini e Ancona, um tipo de lesma do mar. Não é simples prepará-lo: primeiro se deve lavar por dois dias com água do mar, depois é necessario cortar um alicate a parte anterior para evitar de ferir a boca e depois fervê-los. Depois são adicionados polpa de tomate, azeite, manjerona, pimenta preta e funcho selvagem. Não é um prato para um jantar romântico, mas garanto que entre amigos é risada garantida! Porque precisa fazer aspirar o molusco da concha e alem dos barulhos engraçados não tem como comer sem se sujar. .Deu água na boca? Em abril é realizada a Sagra dei Garagoi, um grande evento do calendário gastronômico de Marotta.

Sites relacionados

Site de turismo di Marotta-Mondolfo: http://turistico.comune.mondolfo.pu.it/home.aspx. Site de turismo regional: www.destinazionemarche.it. Site do escritório turístico de Marotta:https://www.prolocomarotta.it.

O Photowalk é uma atividade de turismo da Região Marche, esse foi o segundo ano que participei como ‘Ambassador’ com o objetivo de compartilhar a minha experiencia vivida em um bellissimo tour entre o Castelo e o Mar. Artigo escrito em 28 de junho de 2019 e revisado em 26 de maio de 2020.

One Reply to “Mondolfo-Marotta diversão em dobro”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.