Posted on

Pesaro é uma cidade litorânea da região Marche que fica entre o Monte São Bartolo e Monte Ardizio. É banhado pelo mar Adriático, com praias de areia e mar calmo, desde 2005 está na lista das praias Bandiera Blu que são as praias reconhecidas pela federação FEE que atendem aos critérios de qualidade da água e de serviços oferecidos. Inclusive as praias da cidade foram reconhecias também pela Bandeira Verde, um reconhecimento da Associação de Pediatras Italianos, para praias com características ideais para crianças.

Mas não pense que Pesaro é apenas uma cidade litorânea! A cidade oferece muitas opções de passeios entre palácios antigos, museus, igrejas e bons restaurantes. Uma cidade muito fácil de ser percorrida a pé ou de bicicleta usando a ciclovia. Inclusive na beira mar de Pesaro existe uma ciclovia chamada Bicipolitana (uma referência as redes metropolitanas das grandes cidades), que é a parte local da Ciclovia Adriática. Essa ciclovia conecta Fano e Pesaro, mas existe já um projeto que ligará a foz do rio Po (no norte) até a Puglia (no sul).

Outra curiosidade sobre Pesaro, é que a cidade foi anunciada como Capital Italiana da Cultura 2024, foi proclamada vencedora pela Comissão do Ministério da Cultura, que graças a um projeto cultural que valoriza o território.

Breve História

O nome da cidade deriva do Latino Pisaurum, que era o antigo nome do rio Foglia que se chamava Isaurus ou Pisaurus. A cidade foi habitada desde a idade do Ferro, com os Picenos um povo autoctono que migrou da zona acima de Roma e viveu na região Marche. Também foi casa para os Etruscos e Gálicos. Depois vieram os romanos que fundaram uma colônia, em 184 a.C. e com a construção da Via Flaminia a cidade se torna um ponto estratégico. Ostrogodos, Bisantinos e Godos invadiram, destruiram e construíram a cidade, até a cidade passar ao dominio do Imperio Bizantino. Assim como grande parte da Itália foi palco de muitas batalhas e de vários domínios.

Catedral Santa Maria Assunta

Assim como a cidade, a igreja passou por várias fases. O núcleo inicial do IV sécolo d.C. de estilo românico. A fachada segue o estilo românico com sua fachada de tijolos e uma roseta, mas o que vemos internamente é estilo neoclássico. Vale a pena visitar e observar o piso de mosaicos, imagine todo um pavimento embaixo da igreja! Podemos ver apenas algumas partes do pavimento antigo, através de pisos de vidros instalados em alguns pontos. Leve uma moeda de 1 euro para ligar a iluminação e ver todos os detalhes.

Beira mar, Pomodoro e Villino Ruggeri

Na beira-mar passei até chegar na praça da Liberdade, onde está a obra Sfera Grande de Arnaldo Pomodoro, mas conhecida pelos locais como “PALLA DI POMODORO” que significa ” A bola de Pomodoro”. A obra é inteira realizada em bronze, e parece flutuar na superfície de água!

Não deixa de fazer um passeio pelas ruas repletas de casas no estilo Arte Nouveau muito bem conservados, sendo o mais importante o Villino Ruggerri, que foi realizado entre 1905 e 1907. É uma das mais importantes obras do período na Itália. A casa é privada, e podemos observar somente externamente, mas as fotos que vi em livros mostram que as salas internas são ainda mais bonitas.

A curiosidade é que o farmacêutico Oreste Ruggeri que contratou o arquiteto Giuseppe Brega, colocou na porta de ingresso uma publicidade da sua farmácia! Está escrito”Qui faccio buon sangue io”, o farmacêutico era famoso por ter criado um medicamento para anemia que até hoje ainda é vendido . A mansão foi construída com um jardim entorno que possui uma fonte. Toda a fachada é decorada com cimento hidráulico com imagens marinhas e flores. Inclusive grandes lagostas estão decorando as paredes! Eu sou privilegiada porque fiz uma visita guiada com o farmacêutico que me deu todas essas dicas! (Essa iniciativa faz parte das visitas guiadas animadas da APAhotels).

Quem foi Rossini?

Gioachino Rossini nasceu em Pesaro em 29 de fevereiro de 1792! Ele morreu em Paris e foi enterrado inicialmente no cemitério Père-Lachaise. 9 anos depois os restos mortais foram transferidos para a Basílica de Santa Croce em Florença.

É um dos compositores de ópera mais famosos do mundo! É o autor de: ” Il Barbiere di Siviglia, La Gazza Ladra, La Cenerentola, Semiramide, Gugliemo.

Compôs sua primeira ópera com 14 anos (e você que com essa idade só jogava vídeo-game). Escreveu 39 obras relevantes! Viveu em Paris cidade que acolheu suas óperas de modo triunfal, chegando a ser compositor do Opera de Paris. 

Deixou a maior parte da sua herança para a cidade de Pesaro, tornando-a herdeira universal! A sua herança foi utilizada para criar um Liceo Musical na cidade, que em 1940 se transformou no Conservatório Statale di Musica Gioachino Rossini, e foi criada a Fundação Rossini para administrar os bens. A fundação Rossini existe até hoje e colabora com o Rossini Opera Festival! 

Além de talentoso compositor era un bon vivant, adorava cozinhar e principalmente comer! Entre seus alimentos preferidos estava o Tartufo (não o julgo…) que inclusive é o ingrediente principal de dois pratos criados para homenageá-lo:  Maccheroni alla Rossini e Tournedos alla Rossini. Segundo o compositor “Comer, Amar, Cantar e Digerir são os quatro atos da ópera cômica que é a vida”!

Casa de Rossini

A casa natal do compositor Gioachino Rossini, hoje abriga um museu dedicado ao filho famoso da cidade de Pesaro. É possível visitar comprando um ingresso cumulativo com o Musei Civici e Domus dell’Abbondanza. A cidade abriga inúmeros eventos dedicados a Rossini, inclusive o seu não-aniversário, uma brincadeira com o fato do compositor ter nascido no dia 29/02.

Casa de Natal de Gioachino Rossini

Scuola Rossini

Graças a herança que o compositor deixou a cidade foi criado um Liceo Musical, uma escola de música que recebe estudantes do mundo todo! Fica no palácio Olivieri e recebe estudantes que querem estudar composição, canto e interpretação instrumental. Além de oferecer cursos de música clássica e jazz, a escola possui um auditório com capacidade para 500 pessoas!

Piazza del Popolo

No coração da cidade, essa praça é o local escolhido para os principais eventos da cidade. Acredita-se que esse sempre foi um local de encontro, porque bate com os esquemas de construção romanas: é o local de cruzamento entre o Cardo e o Decumano! Ou seja, ali era o Forum da antiga colonia romana! Desde a antiguidade era um importante ponto de encontro. No entorno desta praça se encontram os palácios Ducale e Baviera.

No centro da praça pare para observar a fonte realizada como iniciativa de Francesco Maria II della Rovere, com o objetivo de servir como fonte hídrica para a população. Com passar do tempo a fonte foi sendo modificada e foi destruída durante a segunda guerra, e completamente reconstruída!

Fonte da praça e palácio Ducale

Piazzetta Mosca

A praça mais Instagramavel da cidade, ali você sempre encontrará alguém fazendo fotos, um local ideal para passear e fazer um aperitivo, além de visitar o Museu Cívico.

Escultura della Memoria

Essa escultura de Giuliano Vangi um dos artistas renomados do século XX, é toda realizada em pedra e são representados Gioachino Rossini, Giacomo Leopardi, Rafael Sanzio e Federico de Montefeltro.

Muro de livros

Essa parede recoberta de livros de volumes antigos foi criada por Stefano Lazaridis para o filme Moise er Pharaon, e ficou ali servindo de cenário para as fotos dos adoradores de livros. Fica em um pátio interno próximo ao Palácio Mosca.

Medusa

Essa hitória é impressionante! O artista Ferruccio Mengaroni realizou essa obra em cerâmica. A história horripilante, é que essa cerâmica matou o artista! Reza a lenda que Ferruccio usou um espelho para reproduzir o próprio rosto na sua obra, esse espelho se quebrou e ele que era supersticioso ficou preocupado. A obra foi finalizada e levada para a exposição em Monza. A caixa pesada que carregava a obra, foi empurrada por uma longa escada, em um momento a caixa se desequilibra e para evitar a ruptura da sua obra ele se coloca no meio, sendo esmagado literalmente por sua obra.

Aperitivo com pizza Rossini

Um excelente local para fazer um aperitivo nas proximidades de Praça Mosca, é o bar restaurante Casetta Vaccaj. Um estabelecimentos com decoração dos anos 80 e uma parte medieval secreta! Em dias mais tranquilos, as senhoras que administram o local te acompanham para visitar as cantinas subterrâneas!Aproveite para saborear a pizza Rossini, um prato típico de Pesaro em homenagem ao seu filho famoso (e guloso), a pizza tem molho de tomate, ovo cozido e maionese.

Rocca Costanza

Essa fortaleza surge no centro histórico da cidade, recorda o passado glorioso da cidade. Recebe esse nome pois foi Costanzo Sforza que comissionou a sua construção para reforçar o sistema defensivo da cidade. A obra é do século XIV com planta quadrada, reforçada por torre, uma cinta muraria e uma grande fossa. No passado serviu como prisão. Durante o verão são organizados vários eventos no local.

Fiorenzuola di Focara

Fiorenzuola di Focara é um pequeno burgo que é uma fração da cidade de Pesaro, surge numa falésia dentro do Parque Natural do Monte São Bartolo sendo um excelente panorama para o mar Adriático. Foi uma colônia romana, devido a sua posição estratégica: um dos poucos promontórios da costa do Adriático do Norte ( o primeiro depois de Trieste, o segundo é o Monte Conero em Ancona),o castelo fazia parte de um sistema de defesa edificado entre os séculos X e XII. Saiba mais em Fiorenzuola di Focara.

Museu oficina Benelli

Fãs de 2 rodas: vocês precisam visitar esse museo! A Oficina Benelli reune no seu espaço uma coleção de arqueologia industrial em Pesaro. No local da antiga fabrica é possível conhecer a história dos irmãos Benelli. Os irmãos se juntaram para trabalhar na oficia da família e um deles o Tonino Benelli foi campeão nas corridas de moto-velocidade. Estão espostas 150 motocicletas Benelli e MotoBi, além de várias motocicletas de época e inclusive motos para crianças.

Como chegar

De avião: Aeroporto de Falconara e Aeroporto de Rimini (Emilia Romagna)

De Carro: percorrendo a auto-estrada A14

De trem: chegando na estação de Pesaro

Agradeço a associação APAhotels de Pesaro pela organização do passeio e pelas visitas guiadas. Caso se interessem pelas visitas guiadas animadas, me mandem mensagem.

3 Replies to “Conheça Pesaro”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.