Posted on

Um lugar mágico, com uma atmosfera que lembra os filmes de fantasia, de fadas e bruxas. Em Marche um dos lugares lindos para conhecer a beleza natural é o Parque Natural Regional do Monte San Vicino e Monte Canfaito. A reserva compreende o Monte San Vicino de 1.045 metros de altitude e o planalto de Canfaito.

O parque possui uma grande área de bosques alternados com pastos, criando uma paisagem muito harmoniosa. Você passeia pelo bosque e observa as vacas e cavalos que pastam tranquilamente.

O bosque é formado por uma vasta área de faias. As faias são árvores de clima temperado e crescem na Europa e na América do Norte, suas folhas são finas e no outono ficam cor de ouro, criando um espetáculo único. O bosque de faias, cresce de um modo que impede outras espécies vegetais, criando um bosque uniforme e no outono um tapete de folhas que vão do amarelo ao vermelho. Esses bosque foram conservados porque os pastores usam a sombra das árvores para descansar.

Nessa reserva estão presentes o lobo, o veado, o gato selvagem, a coruja real, o falcão Pelegrino e o pica-pau vermelho.

O rei de Canfaito

Logo no início do percurso, passando pela única construção do parque, temos a Faia chamada de Rei do bosque! Faia em italiano possui um nome masculino, por isso a denominação de Rei. A árvore em questão possui mais de 500 anos! Uma circunferência de 6,15 metros, altura de 6,42 metros.

Você pode reconhecer árvore pela sua dimensão, as suas grossas raízes e uma raiz que tem forma de caracol. Imagina quanta história essa árvore poderia nos contar? Essa árvore foi incluída entre as 300 árvores seculares da Itália.

A vista panorâmica

Depois que você ultrapassa o bosque de faias, seguindo o percurso se chega a um planalto com um panorama rochoso onde podemos observar o vale de Matelica. Um percurso bem fácil que pode ser feito por todos. Nesse ponto existe uma grande área desprovida de árvores, com uma única árvore que domina todo o panorama! Desse ponto se pode observar o Monte San Vicino, e parte dos Apeninos, com inúmeros picos que vão do monte Cátria aos montes Sibillini.

Como chegar

Para chegar você deve seguir em direção a cidade de San Severino Marche na província de Macerata, seguindo a estrada que leva a Elcito. Se segue por uma estrada de terra batida por 4 km até chegar ao estacionamento do parque. A partir desse ponto você segue a pé. A trilha é chamada “O vale dos Gigantes” porque as faias ali possui 200, 400 e 500 anos!

Visite o Parque mas seja respeitoso, não deixe lixo e não leve nenhuma especie vegetal, visite com todo o respeito que uma área florestal protegida merce ter.

Perto da entrada do parque, existe um pequeno lago praticamente escondido entre a vegetação.

Esse parque é muito visitado principalmente durante o outono, onde podemos observar o fenômeno do “Foliage”, os imensos tapetes de folhas que atraem turistas e locais para fotos em um ambiente naturalmente colorido.

2 Replies to “Um bosque mágico em Marche”

  1. le volevo solo dire che il monte san vicino ha un altezza di 1479 metri complimenti per il sito e per le spiegazioni un piacere sapere che ci sono persone che valorizzano il nostro territorio

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.