Posted on

Fermo é uma graciosa cidade medieval que surge na colina Sabulo, distante somente 6 km do mar e com uma vista incrível para os montes Sibillini. O centro histórico possui uma cinta muraria do século XV, em parte ainda preservada e com torres e portas de acesso, como Porta Sant’Antonio, Santa Caterina e San Giuliano. É uma cidade acolhedora e hospitaleira, devido sua tradição de trocas culturais no Adriatico. Uma ótima opção para um fim de semana de descanso com inúmeras possibilidades de passeios.

Panorama

O ponto mais alto da colina chamada Girfalco ou Girone, apresenta uma excelente vista de 180 graus em direção ao litoral, além da possibilidade de ver a os Montes Sibillini. Vale a pena se sentar em um dos diversos bancos na praça e admirar a paisagem das doces colinas marchigianas muito cuidadas e com plantações de azeitona, uvas e frutas.

Catedral de Santa Maria Assunta

A principal igreja da cidade surge no ponto mais alto da cidade, a colina Girlfalco, e é dedicada a Assunção de Nossa Senhora. A igreja dedicada a Maria, foi construída sobre as ruínas de um antigo templo pagão. Foi reconstruída em 1227 por ordem do Imperador Federico II, e hoje como testemunha desta época temos ainda a fachada em estilo românico-gótico e o atrio repleto de afrescos do XIII. Possui uma fachada em Pedra de Istria com um elegante portal e uma roseta.

A parte interna foi reformada em estilo neoclássico no XVIII século. Mas ainda é possível ver sarcófagos paleocristiano do século III-IV dentro da igreja. Ao lado da igreja é possível visitar o Museo Diocesano.

Cavalcata della Assunta

Você não pode perder esse evento! No dia da Assunção de Nossa Senhora, no 15 de agosto, ocorre uma reconstituição histórica chamado “La Cavalcata Dell”Assunta”. Os bairros da cidade (atualmentente desfilam inclusive outros grupos de cidades vizinhas) são representados por pessoas utilizando roupas de época (XV século), com um cortejo noturno no dia 14 de agosto.

No dia 15 é realizado um cortejo e a corrida de cavalos que premia o ganhador com o “Palio”. Além dos desfiles são realizados jogos medievais como arco e flecha, competição de tambores e bandeiras.

Para maiores informações visite o site: https://cavalcatadellassunta.it.

Palácio dei Priori e sala do Mapa-múndi

O Palácio dei Priori é a sede da Pinacoteca da cidade. O palácio foi construído em 1296 já como sede do município. Foi restaurado no século XV e possui o ingresso através de uma escada dupla, que chega em um pórtico com a imagem do Papa Sisto V. A pinacoteca possui uma seleção de pintores marchigianos e vênetos, além de obras em pedra, roupas de época, porcelanas e objetos decorativos. Entre as obras mais significativas temos: Andrea da Bologna, Francescuccio di Cecco Ghissi, Jacobello del Fiore, Vittore Crivelli, Vincenzo Pagani, Giuliano Presutti e Giovanni Lanfranco.

Não deixe de observar uma tapeçaria flamenga de Giusto de Gand e a pintura de Peter Paul Rubens chamada “Adoração dos Pastores” em italiano L’Adorazione dei Pastori.

Dentro da Pinacoteca, não deixe de visitar a biblioteca com a famosa “Sala del Mappamondo”, uma sala toda decorada em madeira, com livros doados por Romolo Spezioli que era o médico pessoal da rainha Cristina. O mapa mundo é impressionante! Foi realizado pelo geógrafo Silvestro Amanzio Maroncelli em 1713 e realizado com o papel artesanal da cidade de Fabriano.

No andar terreo temos ainda a uma coleção arqueológica que compreende objetos da civilização Picena, exibindo um panorama dos usos e costumes desse povo.

Museus científicos de Palácio Paccaroni

O Palácio fica na rua Cavour num dos edifícios mais importantes em relação a arquitetura. Hospeda o Conservatório de Música e dois museus científicos:

Museu Polar Silvio Zavanti

Único museu polar ártico na Itália: com ambientes, os povos e as pesquisas realizadas. No seu interior podemos ver todo o material acumulado do explorador Silvio Zavanti durante as suas expedições polares. Recentemente recebeu outras doações.

 

Museu de Ciências Naturais Tomaso Salvadori

Contém uma coleção Ornitológica de Tommaso Salvadori, as aves vieram das caçadas de Tommaso na região Marche e Sardenha, compreende exemplares de aves de toda Itália. Ele mesmo preparou a maioria dos exemplares expostos: embalsamando e escolhendo poses e situações para expor as aves.

Cistenas Romanas

Já pensou em visitar o subterrâneo de uma cidade? Em Fermo podemos visitar um sítio arqueológico que são as Cisternas Romanas. Não se preocupe, são enormes e não dão aquela sensação de sufocamento. Seguindo a rua “Degli Aceti” você encontra o ingresso que foi construído em torno do ano 1210, mas as cisternas são bem mais antigas com data de construção entorno de 40 d. C. Não é possível visualizar externamente as cisternas, porque com o crescimento urbano as casas cobriram essa área. Inclusive muitas casas privadas utilizaram parte desse espaço como depósito!

As cisternas são de idade Augusta e possuem uma superfície de 2.200 metros quadrados! O teto é bem alto, e mesmo eu que sou ligeiramente claustrofóbica visitei sem dificuldade. Existem 30 salões! Foi construída com o objetivo de acumular água da chuva para utilização na cidade. Esse sistema de armazenamento de água foi utilizado ate 1980!

Nos anos 60 as cisternas foram limpas, liberando todo o espaço de materiais acumulados nos séculos e revelando um espaço quase intacto mesmo depois de 2 mil anos! São as lembranças da época romana que sobrevivem até hoje em Fermo. Passeando pelos salões podemos observar as técnicas de construção dos muros, os restos de gesso que tornavam as paredes impermeáveis, e as técnicas de utilização de tijolos. Interessante observar o revestimento dos muros com a técnica chamada “Opus Signinum” que como lembrava Vitruvio (considerado o mais famoso teórico da arquitetura) era uma técnica utilizada na fabricação de cisternas, aquedutos, piscinas termais permitindo impermeabilizar as superfícies. Assim como o sistema hidráulico que permitia canalizar a água e distribuir pelas fontes da cidade.

E existem inscrições mais recentes nas cisternas, porque foram utilizadas como refúgio durante os bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Hoje além das visitas guiadas, o espaço é utilizado como “Scape Room” um jogo onde você precisa encontrar as pistas para sair das cisternas!

Piazza del Popolo

A praça central da cidade onde podemos observar os palácios mais antigos como O Palácio dei Priori, a sede do municipio, o Palácio Apostolico e uma série de pórticos que abrigam várias lojas e bares. A praça foi inicialmente redefinida por Alessandro Sforza que a preparou para receber a sua cunhada Bianca Maria Visconti, a mãe do futuro duque de Milão. A praça é longa 135 metros e é um exemplo de arquitetura do século XV. Excelente parada para um café, almoço ou apenas um aperitivo observando a vida local e a linda arquitetura dos prédios ao redor.

Teatro dell’Áquila

Na região Marche desde o século XVI existia uma rande tradição teatral, que amadureceu no século XVIII com a construção de estruturas teatrais de vários tamanhos contribuindo para o desenvolvimento de uma tradição arquitetônica. Naquele tempo o teatro tinha um status social para a sociedade da época, que envolvia todo a sociedade da aristocracia ao povo.

O teatro de Aquila de Fermo tem uma capacidade para 1.000 espectadores e com 124 camarotes! Está entre os teatros mais imponentes do século XVIII, na Itália central. Possui num palco com cerca de 350 metros e uma ótima acústica.

Foi projetado pelo arquiteto Cosimo Morelli com uma sala elíptica e inaugurado em 26 de setembro de 1790. Uma nova reforma foi realizada em 1830 pelo arquiteto Pietro Ghinelli, que foi responsável pelo teatro delle Muse em Ancona.

O desenho no teto foi feito com têmpera, obra de Luigi Cochetti e representa os deuses do Olimpo como Júpiter, Juno, as três Gracas e as Horas Noturnas que dançam com a música de Apolo. No centro existe uma luminária com 56 braços de ferro dourado fabricado em Paris.

Imagem do site comune.fermo.it

Sites relacionados

Essa visita a cidade de Fermo foi realizada durante o Photowalk do ano de 2019. O Photowalk é uma atividade de turismo da Região Marche, esse foi o segundo ano que participei como ‘Ambassador’ com o objetivo de compartilhar a minha experiencia vivida em um bellissimo tour em uma cidade tão encantadora.

3 Replies to “7 coisas para fazer na cidade de Fermo”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.