Ancona é uma cidade ímpar! Onde o mar Adriático possui várias tonalidades de azul e a água cristalina atinge a falésia! A cidade fica na região Marche, na Itália central. A formação geográfica do promontório dá origem a duas características de Ancona: podemos ver o sol nascer e se pôr no mar, e em dias de céu muito limpo observar as montanhas da Croácia.
Ancona é uma cidade milenária, fundada por gregos siracusanos no ano de 387 a.C.. Desde a antiguidade era conhecida pelo seu porto natural e o promontório do Conero, que permitia aos navegadores identificarem a costa. Seu nome teve origem no formato da costa de formato triangular, que lembra um cotovelo, recebendo o nome grego de Ankos.
Por Ancona passaram vários povos que deixaram sua marcas: picenos, gregos, romanos, longobardos… Com seu litoral de penhascos, garante deslumbrantes vistas panorâmicas para o mar Adriático.
A catedral
A catedral de Ancona é dedicada ao patrono da cidade que é São Ciríaco, também conhecido como Judas de Jerusalém. É uma igreja onde o estilo românico se funde com o bizantino e até alguns detalhes do neoclássico. Surge em um posição cenográfica no alto da colina Guasco, justamente onde se iniciava a Acrópoli grego-romana, permanecendo como na tradição grega o templo no alto da cidade.
- Durante sua existência foi um templo grego dedicado a Afrodite Euplea e podemos ver a estrutura deste templo no subsolo da igreja;
- Foi uma basilica paleocristiana dedicada a São Lourenço;
- Finalmente foi transformada em catedral e dedicada a São Ciríaco.
Além da igreja ser muito bonita e cheia de história, é um excelente lugar para observar a cidade do alto e tirar foto recordação nos leões que estão como guardiões na entrada da igreja.
PS: se passar pela cidade no mês de maio, vale a pena visitar a cripta com o corpo de São Ciríaco exposto aos fiéis, seu corpo esta inteiro e com sapatos vermelhos e é exibido somente durante o período da sua festa entre 1-4 de maio.
Passetto
Um bairro recente da cidade que cresceu no século XX dando lugar a várias casas no estilo arte Nouveau, é um passeio público cercado de árvores. Uma caminhada gostosa e relaxante pela cidade.
Monumento
O monumento é dedicado aos mortos da primeira Guerra Mundial e foi projetado pelo arquiteto Guido Cirilli e recorda um templo grego circular.
Elevador
Ancona é uma cidade única! Já pensou em chegar na praia através de um elevador panorâmico? Aqui em Ancona isso é possível. Basta comprar o bilhete de acesso nas maquinas próximas ao elevador e validar o bilhete antes de entrar, você desce diretamente na praia.
No elevador funciona um restaurante com um salão com uma vista espetacular para a praia, vale a pena conhecer.
Praia
Uma das praias urbanas mais bonitas da Itália! A praia do Passetto pertence a Riviera do Conero e a fazendo parte do Parque do Conero. Além de linda é exótica, com um mar bem azul e as pedras brancas. Caminhando pela praia você vai ver pequenas grutas com portões coloridos, são antigas grutas escavadas na falésia e utilizadas para guardar o material de pesca. Atualmente são usadas como pequenas salas para passar o dia na praia, com mini-cozinhas e tudo o necessário para as refeições ao mar.
Praça do Plebiscito
Uma das praças mais antigas da cidade, possui um formato de um retângolo irregular em declive, tendo na parte mais alta da praça a igreja de São Domingos. Na praça temos também um dos palácios do governo municipal e vários bares, que durante a noite são bastante frequentados. No local funciona também um restaurante histórico o “La Moretta.”
Igreja de Santa Maria da Praça
Uma igreja com uma fachada românica repleta de símbolos! Foi uma igreja tão importante que serviu de modelo pra construção de uma igreja em Zara na Croácia! Sua fachada de pedra branca do Conero esconde um segredo: uma outra igreja dedicada a São Lourenço no subsolo. Não deixe de visitar o subsolo para ver a igreja paleocristiana repleta de mosaicos, e para perceber como a cidade era muito mais baixa.
Porto Antigo
Ancona já nasceu com uma vocação portuária! Devido a sua geografia, possui um porto natural, ou seja, não são necessários procedimentos de dragagem para possibilitar o acesso a grandes embarcações. É um ótimo passeio para os dias mais quentes, observar o mar que é muito limpo e percorrer a parte história do porto com o Arco de Tajano e o Arco Clementino, a fonte dos Dois Sóis e a casa do Capitão.
Praça Roma e 13 Canelle
Praça Roma fica bem no centro comercial da cidade, o Corso Garibaldi. Ponto de encontro de moradores e visitantes ao fazer compras no centro. Possui duas fontes A Fonte dos Cavalos e a Fonte do Calamo.
Fonte do Calamo
Também conhecida como 13 Cannelle, são 13 dutos de água que saem das máscaras de faunos esculpidos em bronze, sendo a central esculpida em pedra. A fonte surge em um local onde já existia uma fonte grega, e atrás da fonte existe uma cisterna utilizada atualmente para as atividades de Ancona Subterrânea, uma experiência de conhecer a parte hidráulica da cidade.
Mole
Uma construção realizada pelo arquiteto Luigi Vanvitelli, o mesmo que construiu a Regia de Caserta. Surge sobre uma ilha artificial em forma de pentágono. Desde sua origem foi projetada para ter várias funções: armazéns portuarios, área de quarentena e fortificação. Por ser um edifício para quarentena, ficou conhecido como Lazzaretto. Hoje é um importante local de artes, com várias exposicções e local de encontro no verão para shows e o cinema ao aberto. Possui também um Museu Tátil, dedicado a escultura.
Como chegar em Ancona
Através do Aeroporto Rafaello Sanzio com vôos diários para várias localidades da Europa;
De Cruzeiro chegando no Porto da cidade;
Com o trem com destinos diários para todo o país;
De ônibus através da empresa Flixibus;
ou de carro percorrendo a autostrada A14.
One Reply to “O guia definitivo de Ancona”