Fiorenzuola é um misto de burgo antigo e natureza deslumbrante, no mesmo local. O burgo é uma fração da cidade de Pesaro, a praia queridinha dos moradores. A costa marchigiana é uma planície de praias de areia ou pedrinhas, e seu relevo muda somente em duas localizações: A Riviera do Conero e a Fiorenzuola di Focara. Nas duas ocasiões podemos observar a falésia que chega até o mar.
A reserva Natural Monte São Bartolo
O burgo surge no Parque Natural de Monte São Bartolo, o parque se caracteriza principalmente pela sua falésia, o mar e a parte interna onde temos uma paisagem rural. Para ter acesso a praia, é necessário caminhar pela estradinha. No período do verão circulam algumas vans que fazem esse percurso, mas carros são proibidos. No parque estão presentes mamíferos de porte médio como a raposa, o porco espinho, o texugo, a doninha, a lebre, o veado e o arganaz, além de vários répteis e anfíbios. Por ser uma área protegida, serve de abrigo para várias aves migratórias.
E na fauna marinha além de vários peixes e crustáceos, a praia é o lar dos golfinhos Nariz de garrafa e de tartarugas da especie Careta. Inclusive nessa localização a fundação Cetacea Onlus de Riccione, libera no mar as tartarugas que foram curadas e estão prontas para retornar a seu habitat.
O burgo
O burgo foi um povoamento romano, devido a posição estratégica da localidade. Um dos poucos promontórios no mar Adriático. Fiorenzuola fazia parte de um sistema defensivo edificado entre os séculos X e XII. O campanário da igreja de Santo André permaneceu intacto até hoje.
Fiorenzuola é um dos quatro castelos, junto com Casteldimezzo, Gradara e Granarola que faziam parte de um orgânico sistema de defesa para o controle do Vale da Siligata, na fronteira entre os Senhores de Rimini e de Pesaro.
Os romanos nomearam como Castrum Florentii, e esse nome permaneci até 1889 quando foi adicionado a denominação Focara. Provavelmente devido as fogueiras acesas para ajudar os navegantes a identificar a posição.
Do castelo destruído pelos terremotos restam apenas a porta de ingresso e a cinta muraria. Caminhe com calma observando os muros, a porta de ingresso com a placa recordando que neste burgo passou o famoso poeta Dante Alighieri. Dante fala da cidade no canto XXVIII do Inferno, contando uma das características do burgo “O vento di Focara”: «Poi farà sì ch’al vento di Focara, non farà lor mestier voto né preco».
Além do panorama de tirar o fôlego as ruas são decoradas com pequenas capelinhas, com presépios que durante a época do advento tomam conta da cidade.
Cantina De Leyva
A fazenda agrícola de Leyva fica no parque Natural de Monte São Bartolo, próxima a Fiorenzuola. A cantina fica na colina, circundada pelas oliveiras e vinhedos. Além disso possuem um pequeno pomar e uma horta, que produzem frutas e verduras que são transformados em produtos artesanais como geléias, conservas e compotas.
Desde 2016 a fazenda se dedica ao vinhedo Pinot Nero, uma vinha de origem francesa que foi plantado nesta zona do Monte São Bartolo durante as invasões napoleônicas. Sendo considerado hoje uma videira autoctona. A cantina é bem recente, com a primeira vindima no ano de 2019, mas possui 10 tipos de uvas.
Além das degustações de vinho, possui uma fazendinha didática, com atividade para crianças. Mas o que a diferencia das demais cantinas são os 4 bunkers da Segunda Guerra que se encontram dentro da propriedade. A visitação é gratuita, e é realmente interessante a construção.
BorgoPresepe
Durante o período de Natal o burgo se transforma no BurgoPresepe, ou seja, são expostos presépios em todas as ruas do burgo.
Entre os muros do Castelo e as ruas do burgo, os visitantes podem admirar as várias representações da Natividade espalhadas por jardins, entre as casas, no peitoril das janelas, nos nichos das casas, nas lojas, dentro de bóias e em lugares bem incomuns. Sempre visíveis durante o dia e com uma atmosfera mágica de noite.
Esses presépios são simples, e feitos com materiais comuns e reutilizados, com uma atmosfera cristã e com muita gentileza dos moradores. Cada presépio é diferente do outro, sendo o mais rico localizado dentro de uma gruta embaixo do Palácio da Prefeitura.
Praia de Fiorenzuola
O acesso a praia é somente a pé! Partindo do Burgo de Fiorenzuola de Focara, siga as indicações para a praia, atravesse o portão de acesso no início da estrada e siga. O caminho é com estrada asfaltada, com um percurso de 1,2 km.
Na ida a caminhada é cerca de 30 minutos, na volta cerca de 45 minutos, devido a subida. O percurso é bem bacana com passagens que relembram a estadia do poeta Dante Alighieri no burgo.
Você precisa levar seu proprio lanche e bebidas, porque não tem nenhum tipo de comércio na praia. Quem quiser pode levar o guarda-sol também, eu aproveitei uma das casinhas feitas pelos banhistas com os troncos das árvores e serviu de sombra nas horas mais quentes.
Mar calmo, água limpa, muito sossego! Uma excelente praia para quem gosta de um local mais rústico e curte uma caminhada.
Saiba Mais
Visite o site do parque: https://www.parcosanbartolo.it.
Eles possuem também um App chamado: San Bartolo Experience.
3 Replies to “Fiorenzuola di Focara um mix de burgo e reserva natural”