Posted on

Ripatransone é um dos centros mais antigos da província de Ascoli. É uma cidade pequena com cerca 4 mil habitantes, mas repleta de beleza! Fica situada numa colina de 494 metros bem próxima ao mar Adriático. Seu nome deriva de Rupe (altura) e Transone (o primeiro senhor feudal). Por que devemos visitar Ripa (como é carinhosamente chamada pelos moradores)? Porque possui um rico patrimônio artístico, histórico e enogastronômico. Além de possuir uma vista maravilhosa das montanhas intorno permitindo ver do Monte Conero até o Gran Sasso. É reconhecida como Bandiera Arancione, a marca de qualidade turístico-ambiental definida pelo Touring Club italiano.

Ripatransone foi ocupada por diversos povos: no período neolítico era ocupada por Umbros (antigo povo italiano que ocupava o vale do Tibre até o mar Adriático) e Picenos ( um povo itálico que ocupou todo o territorio marchigiano do IX ao III século a.C). É um município independente desde 1212, quando conquistou a autonomia por concessão do Papa Pio V. Resistiu como fortificação durante anos as guerras com cidades rivais.

Experiências em Ripatransone

A Catedral de São Gregório Magno e Marguerita

Surge no antigo coração religioso da cidade na praça Condivi. É também um tríplice santuário, porque inclui a capela de N.S.de São João e a cripta da Misericórdia e da Morti. O projeto da catedral é do arquiteto Gaspare Guerra e a construção começou em 1597 sendo finalizada em 1623.

Fachada frontal da Catedral

A igreja passou por várias reformas incluindo a construção da cúpula no século XVIII e a torre que foi iniciada em 1884 por Francesco Vespignani, sendo finalizada em 1902.

A fachada da catedral foi construída no XIX século pelo arquiteto Giuseppe Rossetti, feita em tijolos. Na parte inferior possui 3 portais com molduras em pedra. A torre mede 52 metros e possui uma estátua do Redentor em bronze, além de 4 sinos.

Torre com estátua do Redentor –
Foto de Renato Ribichini

Internamente a catedral tem formato de cruz latina (se diz quando a nave e o transepto tem medidas diferentes) com três naves (parte da igreja que se situa entre o átrio e o altar), decorada com afrescos dos artistas Marcantonio e Michelangelo Bedini.

Museu da civilização camponesa e artesã e a casa do Cavallo di Fuoco

O museu da civilização camponesa e artesã é um museu particular que fica no porão da igreja de São Filipe, esse museu documenta as tradições rurais e testemunha a vida no campo até meados do século XX. Possui várias seções: trabalho no campo, cuidados com os vinhedos, pesos e medidas, tesselagem, como eram as casas dos camponeses, sala de aula, oficina do ferreiro, oficina do sapateiro, oficina do marceneiro. Além disso estão expostos duas carroças típicas marchigianas. Achei muito curioso, com vários objetos que eu não conhecia!

O Cavalo de Fogo é uma comemoração histórica que se repete todos os anos em Ripatransone, no dia de Oitava da Páscoa ou Domingo da Misericórdia (primeiro domingo após a Páscoa). É um espetáculo pirotécnico de forte apelo popular, que reune moradores, habitantes de cidades vizinhas e turistas. A festa de Oitava de Páscoa coincide com a festa da padroeira da cidade N. S. de São João e por isso tem um viés também religioso. A tradição do Cavalo de Fogo tem origem no ano de 1682 com a representação da coroação da Virgem feita pelo Bispo Giovan Giorgio Mainardi.

Foto de Alexphoto publicada no jornal Il Graffio

Inicialmente um perito em explosivos improvisou o espetáculo com um cavalo (vivo) repleto de explosivos que girou pela praça com um show pirotécnico. Animou tanto o povo que virou um espetáculo anual! Com o tempo o cavalo foi substituído por um modelo feito em madeira e ate 1932 era carregado nas costas dos cidadãos mais fortes. Depois foram adicionadas rodas e o leme, e o cavalo era puxado por voluntários com equipamentos de segurança. Somente em 1994 o cavalo foi substituído por um modelo em ferro.

Provar o Ciavarro

O Ciavarro é um tipo de sopa de legumes tipico da cidade de Ripatransone, inicialmente era feita no fim do inverno para terminar os legumes guardados na dispensa. A sopa pode levar até 12 cereais e legumes, tendo como ingredientes: trigo, cevada, milho, fava, grão-de-bico, ervilha seca, feijão branco, feijão vermelho, lentilhas e cicerchia ( um tipo de fava encontrada no centro e sul da Itália). Era o prato típico do feriado de 1 de maio, mas hoje pode ser provado em qualquer época.

Todos os legumes são colocados de molho e cozidos separadamente, para respeitar o tempo de cozimento de cada um. Depois são misturados e temperados com toucinho defumado, alho, cebola, alecrim, louro, molho de tomate, sal, azeite e um pouco de pimenta. Provei esse prato sentado em uma das mesas ao ar livre da área panoramica da cidade, achei uma delicia, era tão bom que repeti sem nenhuma vergonha! Quem tiver curiosidade pode provar no restaurante Ristorante Lu Cuccelò.

Beco mais estreito da Itália 

Passeando pelo centro da cidade, entre as casas de tijolos segui as placas em direção do Beco mais estreito da Itália, sim o beco tem certificação Guiness World Record! A largura na entrada é de 43 cm, que é a média das costas de um homem médio. O percurso é irregular e em alguns pontos chega a somente 38 cm! Diversão garantida!

Para ser considerado beco, precisa respeitar alguns requisitos tais como: estreito, pavimentado, ligar duas ruas e ser possível de caminhar.

Teatro Luigi Mercantini

A região Marche possui um grande número de teatros históricos, nos séculos XVIII e XIX quase todas as cidades, mesmo bem pequenas, possuíam seu próprio teatro. Muitos desses teatros sobreviveram até os dias atuais, é o caso do Teatro Luigi Mercatini construído em 1824 no primeiro anda do Palazzo del Podestà.

Possui uma sala em formato de U e capacidade para 253 espectadores. O teatro recebeu o nome do poeta ripado Luigi Mercatini.

Os excelentes vinhos

O terreno entorno de Ripatransone é muito fértil, adequado para as culturas agrícolas mediterrâneas, particularmente ao vinho e azeite típicos das colinas da cidade. Uma das especialidades de Ripatransone é o vin santo (vinho santo),um vinho de sobremesa do tipo doce passito. É produzido com uvas colhidas manualmente, que são penduradas em uma sala ventilada, com o passar do tempo a fruta perde a água aumentando a concentração de açúcares. Após o periodo de appassimento (quando ficam penduradas para secar, normalmente entre dezembro e março) as uvas são pressionadas e deixadas em barris para fermentar.

Além do Vin Santo, Ripatransone possui algumas vinhas importantes: a Passerina, o Falerio dei Colli Ascolani e Rosso Piceno Superiore.

Um dos meus vinhos marchigianos preferidos é o Passerina, produzido com uvas brancas é originário do médio Adriatico, um vinho muito fresco e perfumado. Adoro sobretudo na versão spumantizada!

Mirante

Ripatransone possui uma posição privilegiada, com uma vista panorâmica incrível! Por isso é chamada de Belvedere del Piceno (belvedere quer dizer mirante e Piceno é a área onde viviam os picenos). Possui uma vista de quase 360 graus do mar Adriático, ao norte podemos ver Cupra Marittima e ao sul San Benedetto del Tronto. Além dos montes Appennini, a cadeia dos Sibillini, o monte Conero, o Gran Sasso (Abruzzo), Majella (entre Aquila, Pescara e Chieti) e Monti della Laga (Lazio, Abruzzo e Marche), o Gargano (Puglia) e com sorte em dias de céu muito limpo as montanhas da Croácia!

No alto da Colina San Nicolò, temos um bosque de pinheiros, com um parque para crianças, ali podemos admirar uma bela vista! Além disso temos duas torres e uma parte de um muro antigo, ali os jovens se reunem no fim de tarde.

A fortificação da cidade data de 1198, mas acreditasse que as primeiras construções datam de 822! Embora em toda a Itália as ameias indicassem as facções Guelfe e Ghibelline, em Ripatransone possuem um formato de rabo de andorinha. Ripatransone possui uma das cintas mais ricas e articuladas da região Marche, com um comprimento estimado de 2.418 (atualmente podemos ver somente algumas partes).

Sites relacionados

O Photowalk é uma atividade de turismo da Região Marche, esse foi o segundo ano que participei como ‘Ambassador’ com o objetivo de compartilhar a minha experiencia vivida em um bellissimo tour em uma cidade tão encantadora.

9 Replies to “Ripatransone um maravilhoso panorama”

  1. Usually I don’t read post on blogs, however I would like to say
    that this write-up very pressured me to take a look at and do so!
    Your writing taste has been amazed me. Thank you, quite nice article.

  2. Attractive section of content. I just stumbled upon your blog
    and in accession capital to assert that I acquire actually enjoyed account your blog posts.
    Anyway I will be subscribing to your augment and even I achievement you access consistently fast.

  3. Wonderful blog! I found it while searching on Yahoo News.
    Do you have any tips on how to get listed in Yahoo News? I’ve
    been trying for a while but I never seem to get there!

    Appreciate it

  4. I like the helpful info you provide in your articles.
    I will bookmark your weblog and check again here frequently.
    I’m quite sure I will learn plenty of new
    stuff right here! Good luck for the next!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.