Urbino, o berço do renascimento é uma esplêndida cidade, uma das cortes mais importantes no renascimento e cidade natal do pintor Rafael Sanzio. A cidade fica no norte da região Marche, na provincia de Pesaro-Urbino. Desde 1998 a cidade é Patrimônio da Humanidade UNESCO.
Foi um importante centro desde época romana, se chamava Urvinum Metaurense e foi conquistada por godos, bizantinos, lombardos, francos e estreitou laços com Rimini, passando ao controle dos senhores de Montefeltro onde se originou a base para uma das mais importantes senhorias do Renascimento.
Federico de Montefeltro
Federico de Montefeltro foi Duque de Urbino, um personagem histórico, grande humanista, líder e patrono que proporcionou a cidade de Urbino uma grande projeção cultural, colocando Urbino junto com Florença como o berço do renascimento italiano. o duque construi uma corte em Urbino que foi famosa em toda Europa.
O duque era filho de Guidantonio conde de Urbino e nasceu em Gubbio em 7 de junho de 1422. Nasceu como um filho fora do casamento e por isso fora da linha hereditária. Ele passou a infância em Veneza, como uma especie de refém (algo comum nas disputas de poder das famílias nobres) e depois viveu em Mantova na corte dos Gonzaga.
Essa vida longe da corte de Urbino o permitiu obter uma formação e evoluir sua mente curiosa. Devido a sua condição de filho bastardo, tendo poucas esperanças de receber sua hereditariedade, ele começou uma carreira de líder e começou a ganhar muito dinheiro unindo suas habilidades diplomáticas e militares, aumentando o seu domínio.
Com a morte do seu irmão, Federico começa a governar Urbino com a idade de 22 anos e ficara no governo até sua morte. Federico começou a recolher uma coleção de manuscritos que hoje são conservados na Biblioteca Vaticana e fundou em Urbino uma das maiores bibliotecas do ocidente na sua época!
Palácio Ducale
Durante o governo de Federico de Montefeltro, além do progresso cultural, a cidade viveu um grande progresso arquitetônico. Foi o Duque que promoveu a construção do Palácio Ducale considerado uma das obras mais bonitas do Renascimento. O complexo projeto foi realizado por Luciano Laurana e Franesco di Giorgio Martini. O Duque fez algumas exigências para a construção do palácio:
- Habitação elegante – o palácio possui um elegante pátio interno, uma escada monumental, um jardim pênsil e várias salas com obras e móveis preciosos
- Fortaleza: a fachada tem a função de uma fortificação, lembrando que Federico desde jovem foi um excelente líder militar e chamou o arquiteto Francesco di Giorgio Martini devido a sua experiência em engenharia militar;
- habitação cotidiana: as cozinhas e banheiros possuíam já um sistema que pra época era moderno de tratamento de água e dejetos, possui locais subterrâneos como estábulos, escuderias e geladeiras. Os planos superiores eram ligados a rampas que podiam ser percorridas a cavalo.
o palácio é aberto a visitação e funciona como a Galeria Nacional de Marche, com uma ótima coleção de obras e móveis.
Rafael Sanzio
Rafael Sanzio é um famoso pintor renacentista, que nasceu em Urbino, e que nunca esqueceu o local onde nasceu chegando a assinar suas obras como Raphael Urbinas. Ele nasceu e morreu no mesmo dia: 6 de abril!
Era filho unico de Giovanni Santi e Magia di Battista di Nicola Ciarla, passou a sua infância no studio do pai, na corte de Montefeltro. Podendo conhecer e admirar muitos pintores da época.
.
O túmulo de Rafael
Recentemente a cidade recebeu mais um ponto turístico: o túmulo do pintor Rafael que fica na igreja das Carmelitas Descalças é possível ver uma réplica em escala 1:1 da tomba do pintor, o túmulo original fica no Pantheon em Roma. O templo não tem função religiosa presta homenagem ao filho ilustre de Urbino.
Fortaleza Albornoz
A fortaleza foi edificada no Monte de São Sérgio recebendo o nome do cardinal Albornoz , pois foi ele que promoveu a construção da estrutura na metade dedo século XIV. Foi realizada com função de defesa, sofreu várias modificações e reconstruções com o passar dos anos.
A estrutura em tijolos possui uma forma retangular com duas torres semicirculares. Hoje é a sede do Museo Bella Gerit, com exposição de material arqueológico e equipamentos de guerra. A fortaleza fica no Parque Publico uma ótimo local para ver a cidade de Urbino.
Rampa Elicoidal
A rampa helicoidal de Urbino, foi realizada por Francesco di Giorgio Martini, um arquiteto especializado em construções militares. A rampa fica na parte interna da torre que surge no ingresso da cidade. Para chegar ao centro histórico de Urbino você pode pegar o elevador ou subir pela rampa (que eu acho muito mais emocionante).
A rampa tem um formato de caracol, e foi planejada para permitir o acesso até o palácio de cavalo! Sim, o Duque de Urbino, queria entrar no seu castelo cavalgando. Na torre tem acesso para estábulo e escuderias. Hoje podemos observar diversas esculturas no caminho.
Catedral de Santa Maria Assunta
A catedral de Santa Maria Assunta, fica ao lado do Palácio Ducale. Francesco di Giorgio Martini projetou a igreja no século XV e foi reestruturada com estilo neoclassico por Giuseppe Valadier no século XVIII. A fachada foram utilizadas as pedras do Furlo que contrasta com a arquitetura da cidade toda em tijolos.
Podemos observar 7 estátuas que representam as 3 virtudes (Fé, Esperança e Caridade) os Santos João, Cristovão, Agostinho, Crescentino (é o patrono de Urbino) e o beato Mainardi.
Na parte interna a igreja possui pinturas, esculturas e objetos litúrgicos que representam a arte de Urbino entre os séculos XV e XVIII. As capelas são decoradas de dourado e com pinturas de Federico Barocci.
Igreja São Francisco
A igreja de São Francisco em Urbino, é considera um Pantheon onde estão os túmulos de personagens ilustres da cidade. Nessa igreja estão as placas de mármore que recordam os pais de Rafael: Giovanni Santi e Magia Ciarla e do pintor Federico Barocci.
Teatro Sanzio
Em 1846 teve início a construção do Teatro Sanzio, devido a necessidade local de um teatro maior. Foi construído na área em frente ao Palacio Ducale, do lado da rampa Helicoidal. O arquiteto escolhido foi Vincenzo Ghinelli, e foi inaugurado em 20 de agosto de 1853 com a opera de Verdi o Rigoletto.
A fachada foi realizada em tijolos cortados em modo de criar faixas, molduras e colunas. As pinturas foram realizas por dois artistas: Raffaello Antonioli e Diomede Catalucci. Observem a beleza da pintura no teto!
Obelisco Egípcio
É um dos doze obeliscos egípcios originais presentes na Itália, é feito de 5 blocos de granito vermelho, e pertence ao período de 5580568 a.C., fica na praça de Rinascimento e foi trazido para a cidade de Urbino pelo cardinal Annibale Albani para celebrar o papa Clemente XI.
O Plátano
A árvore possui mais de 300 anos, 28 metros de altura e quase 5 metros de circunferência, fica na Via Valerio, próxima a uma escola infantil. Acredita-se que foi plantado em 1700 na época do papado de Clemente XI.
Como chegar
A cidade de Urbino não possui estação ferroviária, para chegar é necessario partir da estação de Pesaro de onde partem os ônibus da empresa Adriabus.
Se você preferir ir de carro deve seguir a estrada SS30 até Morciola e depois seguir na estrada SP423, o centro histórico é fechado ao trânsito aconselho deixar o carro no Estacionamento da Piazza Mercatale que fica bem próximo ao centro.