Posted on

A origem da receita muito difusa em toda Italia é antiga, tradicionalmente e historicamente ligada a Emilia–Romagna. Dessa região a receita se difundiu no decorrer dos anos se tornando um prato típico de varias cidades.

A massa com ovo é a expressão máxima da cozinha italiana, especialmente a caseira. Algumas massas necessitam de uma habilidade manual elevada, para rechear e dobrar a massa.

Na região Marche é considerada uma massa tradicional. Enquanto o tortellini chegou em algumas áreas da região Marche somente depois da guerra, os cappelletti desde sempre foram preparados em casa em toda a região. Inclusive fazem parte do tradicional almoço de Natal, como primo piatto. Os cappelletti são feitos com o recheio de queijo, carne mista (vitelo, peru, lombo de porco) e são cozidos no caldo.

Cappelletti servido no caldo de capão

Os cappelletti feitos com molho de carne ou outros molhos, são uma criação recente.

Cappelletti servido com creme de leite e tartufo
Com molho a base de creme de leite e tartufo negro

A diferença entre cappelletti e tortellini é o modo de fechar, e o recheio deles.

Os ingredientes principais do caldo são: aipo, cenoura, cebola, capão (no prato preparado para o Natal), galinha ou carne bovina.

Geralmente os cappelletti são pequenos e consumidos no brodo (caldo), mas há variações como o cappellaccio ou tortello de forma idêntica mas proporções maiores. Típico de Ferrara são os cappellacci di zucca (abóbora) e típico de Mantova os tortelli di zucca.

Essas receitas chegaram no Brasil, principalmente no sul, são conhecidos como: sopa de cappelletti, Agnolini. O modo como é feito o caldo e o recheio, mudam um pouco, mas na sua base estão a massa recheada servida com caldo de legumes (no Brasil os legumes são servidos juntos, na Itália são retirados, deixando somente o liquido). Aliás, a primeira vez que experimentei foi num restaurante chamado La Nonna cantina e galeteria na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro.

E você já experimentou? Como se chama na sua cidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.