O encanto começa na estrada sinuosa com uma vegetação exuberante e o panorama das montanhas ao longe. Chegando em Moresco, a cidade castelo, também conhecida como a maravilha do Vale D’Aso, quem nos dá as boas vindas é a Torre Heptagonal, nesse momento entramos na magia da cidade e compreendemos porque faz parte dos Burgos mais Bonitos da Itália. Falando na famosa lista, você sabia que na região Marche temos 31 burgos na classificação? Dividimos o título de região com mais burgos com a Umbria!

O nome Moresco tem várias hipóteses, a primeira é que um grupo de mouros chegaram no interior do vale para edificar um forte. Hipótese descartada atualmente, porque provavelmente o forte (Castrum Morisci) foi construído perto do mar justamente para manter longe os mouros. Mais provável que o nome derive de uma nobre família chamada Mori, ou então que venha da palavra dialetal morrecine que é o monte de pedras no qual se construiu o castelo.

O castelo de Moresco surge numa colina de 405 metros que controla o Vale d’Aso, com vista até o mar. O antigo burgo tem pouco mais de 500 habitantes. Os primeiros registros sobre o castelo são de 1083. A cidade possui uma planta em forma de ponta de flecha, conserva até o hoje o mesmo aspecto desde a Idade Média.

O que fazer em Moresco
Você precisa conhecer a Torre Heptagonal do século XII, com sua ameia guibelina (não original), mede 25 metros e domina o Vale d’Aso, foi construída inicialmente como torre de guarda e defesa. Externamente foi construída com 7 lados, em forma de escudo, internamente possui 4 lados. Além da vista de tirar o fôlego das montanhas incluindo os montes Sibillini, vemos o mar e os campos marchigianos que parecem tapetes de diversas cores. Durante o verão dentro da Torre podemos ver mostras fotográficas e mostras de arte.



A igreja de São Lourenço e Nicolau, está fora dos muros da cidade, justamente por ter sido construída em um período posterior a criação do burgo.

Na praça triangular, podemos ver os afrescos de Vincenzo Pagani, que originalmente faziam parte da igreja Santa Maria de Castro, que foi destruída.


Dentro da prefeitura ainda temos uma obra grandiosa de Pagani, a Pala de altar.


Não podemos deixar de falar da tradicional Festa do Ciausculo no primeiro fim de semana de Setembro. O ciausculo é o salame típico marchigiano, feito com temperos (alho, pimenta, sal e vinho) e de consistência cremosa. A festa além da possibilidade de provar os produtos locais, é um passeio cômico na descoberta das placas espalhadas pela cidades com frases cheias de humor.



A cidade é decorada com cartazes divertidos:





Além do ciausculo, a cidade possui uma grande variedade de produtos locais como: azeites, massas, geléias, vinho, sapatos de qualidade superior e como não falar dos pêssegos do vale d’Aso com seu perfume e sabor inesquecíveis.
Durante a visita organizada pela região Marche conheci algumas realidades locais muito interessantes como:
Vinicola Castrum Morisci
Uma vinicola local que produz vinhos a partir de vários modos de fermentação: em reservatório de aço ou em ânforas.

Agriturismo La Meridiana
O agriturismo oferece além dos quartos, possui serviço de restaurante e venda de produtos típicos produzidos por eles, como: azeites, geleias de frutas orgânicas, fruta fresca, mel e ervas para chás.


Fazenda agricola Fratelli Pompei
Promoveu degustação de azeites e mel, mas o agriturismo além dos quartos possui uma fazenda didática.

Sapatos Fausto Ripani
Sapatos montados e costurados a mão seguindo a antiga tradição dos sapateiros.

O Photowalk é uma iniciativa de Turismo da Região Marche, através do site: www.destinazionemarche.it, participei como Ambassador com objetivo de compartilhar a experiencia nos canais de mídia social. Meu agradecimento a eles e a todos os responsáveis por tornar essa experiência fotografica em um contato verdadeiro e profundo com a cidade de Moresco. Texto escrito em 06 de setembro de 2018 e revisado em 21 de maio de 2024.

2 Replies to “Moresco a cidade castelo”