Loreto é a típica cidade que nasceu ao redor de um santuário. Mas reduzí-la somente a um roteiro religioso, é injusto. É verdade que a cidade nasceu com a Santa Casa que a lenda diz que foi transportada pelos anjos de Nazaré (estima-se que isso aconteceu entre 1294 e 1296). Nos anos seguintes surgiu uma pequena igreja. Em 1468 começaram os trabalhos de construção do templo, com os arquitetos mais famosos do renascimento. O resultado de séculos de trabalho melhoraram a estrutura em estilo gótico-renascentista em forma de cruz latina.
A Santa Casa permaneceu no interno da Basílica, embaixo da cúpula; é pequena (9,5 por 4 metros), toda em tijolos de terracota. Na parte externa pode-se admirar o revestimento de mármore que é uma obra de arte do Renascimento com desenho de Donato Bramante.
O melhor lugar para admirar a estrutura do santuário é a partir da Piazza della Madonna. A fachada branca da basílica é projetada por Giovanni Boccalini em 1571 e terminada em 1587 por Lattanzio Ventura. A impressionante cúpula em estilo renascentista, a terceira maior em tamanho na Itália, foi projetada por Giuliano da Sangallo em 1500, que identifica a Basílica mesmo de longe.
Tem ainda o campanário assinado por Luigi Vanvitelli, o arquiteto preferido do Papa Clemente XII. O campanário é alto 67 metros e foi construído entre 1770 e 1775. O concerto dos nove sinos, é dominado pela voz do sino gigante chamado Loreta que mede cerca de 2 metros.
Loreto é o segundo Santuário Mariano mais visitado, perde somente para Lourdes (França). E sabe o que tem em comum com uma Nossa Senhora bem conhecida pelos brasileiros? Assim como N.S. Aparecida ela também é negra. Como não é permitido fotografar dentro da igreja, não tenho fotos. Mas os interessados podem acessar o site: http://www.prolocoloreto.com/la-basilica.html
Não gostou da versão da Santa Casa transportada pelos anjos? Te dou outra versão! A pequena casa foi retirada de Nazaré, possivelmente pelos Cavaleiros Templários com a ocasião das cruzadas, e ficou em Tersatto na Croácia, de onde foi transportada via mar pela família Angeli(talvez nesse momento tenha surgido a lenda de transportada pelos anjos) chegando na cidade de Ancona onde hoje temos a igreja de Santa Maria Liberatrice no bairro de Posatora, que recebeu esse nome devido ao evento posa-et-ora (fermati e prega).
Depois ainda foi transferido para Porto Recanati, no local chamado Banderuola (hoje existe uma capela) onde também não permaneceu devido ao perigo de ataques de piratas turcos. Então foi transportada por via terrestre até uma colina coberta por um bosque de louro no monte Prado, a poucos quilômetros da praia.
Os estudos científicos feitos em 1962 comprovam que o material usado para colar os tijolos era compatível com o usado naquela época na Palestina. Também foi descoberto um documento onde afirma que Niceforo Angeli concedeu a mão de sua filha a Filippo di Taranto e doa a ele uma serie de bens, entre eles a relíquia religiosa.
Como as historias fantásticas são mais sugestivas, Nossa Senhora de Loreto se tornou padroeira da aviação devido a fantástica casa que chegou voando.
Estejam atentos com a roupa escolhida, não è permitido entrar com ombros e joelhos descobertos, existe um controle na entrada. Para saber mais visite: http://www.santuarioloreto.it
Museu Histórico da Aeronáutica
O museu único do seu tipo na Itália! Exibe uma coleção de uniformes e macacões da aeronautica (alguns exemplares antigos e raros), além de equipamento de vôo e até um pequeno simulador. Um local dedicado a história da aeronautica.
Piazza della Madonna
Praça principal da cidade, onde se encontra a Fontana Maggiore construída em 1614 pelos irmãos Giacometti. É repleta de águias, dragões e tritões em bronze. Melhor posto de observação da Basílica e campanário. Além disso, pode-se observar o trabalho dos “Madonnari” que são os artistas de rua, que reproduzem famosos quadros religiosos com giz.
Outro ponto importante é a estatua do Papa Sixto V, um monumento feito por Antonio Calcagni, e fica do lado esquerdo da Basílica. Além disso, temos dois palácios importantes: Palazzo Apostolico e Palazzo Illirico. O Palazzo Apostolico, tem uma assinatura de Bramante enriquecida pelos detalhes de Vanvitelli. O Palazzo Illirico é a antiga sede do convento, hoje uma casa de acolhimento.
Caminhos de Ronda
Uma característica única da Basílica é a sua fortificação, uma típica construção militar com um caminho de ronda construído no final do século XV para proteger a cidade e o tesouro da igreja dos ataques de piratas turcos. Se pode observar uma serie de janelas que serviam para observação, e no interior se encontram varias salas usadas para alojamento dos guardas.
Além disso, Loreto contava com um grupo de guarda próprio (assim como o Vaticano) era a “Guardia Lauretana”. Excelente lugar para observar o Mar Adriatico do alto e toda a Riviera doConero. Ingresso 5 €, necessário agendar visita ligando para o número: 071 9747198 ou pelo e-mail: museopontificio@delegazioneloreto.it.
Porta Romana
No lado sul da cidade, temos a Porta Romana construída em 1590 com desenho de Pompeu Floriani.
Porta Marina
Porta com vista mar, com um ótimo panorama. Ponto de descida da Escada Santa com seus 400 degraus e os mistérios do rosário e cemitério dos poloneses.
Artesanato
Loreto exporta artigos religiosos para o mundo todo, principalmente objetos em prata e madeira. Existe uma profissão (quase extinta) chamada “Coronarie”, que ainda hoje fazem a mão os terços.
Curiosidades
‘Caminhos Lauretanos’ são antigos percursos sacros utilizados pelos peregrinos desde 1200 para chegar a santa Casa.
Sites Relacionados
Site de turismo da região:http://www.destinazionemarche.it e Site de turismo de Loreto: http://www.prolocoloreto.com. Essa roteiro é fruto de uma visita guiada chamada #loretophotowalk, promovida pelo site de turismo da Região Marche ‘Destinazione Marche’, a quem agradeço pela maravilhosa iniciativa.
Artigo escrito em 27 de junho de 2018 e revisado em 02 de maio de 2024.
Onde Comer
Tratoria Norma: Tratoria tradicional marchigiana, com cozinha tradicional. É um local histórico.071 977300 – Piazza San Giovanni XXIII
Osteria Lauretana: Restaurante de cozinha Pugliese, possui produtos tradicionais puglieses e uma boa pizza.
One Reply to “Loreto: a cidade da Santa Casa”