Quando pensamos em Loreto, é inevitável associá-la ao seu famoso Santuário. Mas reduzir essa encantadora cidade a um simples destino religioso seria injusto. Loreto é um lugar onde história, arte e espiritualidade se entrelaçam, criando uma atmosfera única e inesquecível para quem a visita.

A Origem de Loreto e a Lenda da Santa Casa
A cidade de Loreto surgiu ao redor da Santa Casa, uma relíquia que, segundo a lenda, foi transportada pelos anjos de Nazaré entre 1294 e 1296. Inicialmente, uma pequena igreja foi construída para abrigá-la, mas foi no século XV que começaram os trabalhos da grandiosa Basílica, projetada pelos mais renomados arquitetos do Renascimento.
O templo gótico-renascentista em forma de cruz latina foi sendo aprimorado ao longo dos séculos, tornando-se um dos maiores ícones religiosos da Itália. A Santa Casa, localizada dentro da Basílica, é uma estrutura simples, feita de tijolos de terracota, medindo apenas 9,5 por 4 metros. O seu exterior, porém, impressiona com um magnífico revestimento de mármore desenhado por Donato Bramante, um verdadeiro tesouro do Renascimento.

A Arquitetura Imponente da Basílica
A melhor forma de apreciar a grandiosidade do Santuário de Loreto é a partir da Piazza della Madonna. De lá, é possível admirar a imponente fachada branca projetada por Giovanni Boccalini em 1571 e concluída em 1587 por Lattanzio Ventura.
Outro destaque é a cúpula renascentista projetada por Giuliano da Sangallo em 1500, sendo a terceira maior da Itália. A Basílica também abriga o majestoso campanário de 67 metros de altura, construído entre 1770 e 1775 por Luigi Vanvitelli, arquiteto favorito do Papa Clemente XII. O concerto dos nove sinos, liderado pelo gigantesco sino “Loreta”, é um espetáculo à parte.

Se você planeja visitar o Santuário, fique atento ao dress code! Não é permitido entrar com ombros e joelhos descobertos, nem é permitido fotografar o interior da igreja. Venha descobrir Loreto, um destino que une fé, história e beleza arquitetônica de maneira única.
O Fascínio da Santa Casa e a Sua História Alternativa
Loreto é o segundo Santuário Mariano mais visitado do mundo, atrás apenas de Lourdes, na França. Um fato curioso é que a Nossa Senhora de Loreto, assim como Nossa Senhora Aparecida, é representada com a pele negra, o que gera grande identificação entre os brasileiros.
Se a versão angelical do transporte da Santa Casa não te convence, há outra teoria! Alguns historiadores sugerem que a relíquia foi resgatada de Nazaré pelos Cavaleiros Templários durante as Cruzadas. Após uma breve passagem pela Croácia, foi transportada por mar até Ancona e, posteriormente, transferida para diferentes locais até se estabelecer no monte Prado, em Loreto.
Estudos científicos realizados em 1962 confirmam que os materiais utilizados na construção da Santa Casa são compatíveis com os encontrados na Palestina daquela época. Além disso, registros históricos indicam que a família Angeli pode ter sido responsável pelo transporte da relíquia, dando origem à lenda dos anjos.
A Magnífica Sala do Tesouro
Dentro do Santuário, uma das joias mais impressionantes é a Sala do Tesouro, também conhecida como Sala do Pomarancio. Concluída em 1603 pelos arquitetos Oddi, Cavagna e Venturi, essa grandiosa sala de quase 12 metros de altura é um espetáculo à parte. Seu teto, completamente afrescado por Cristoforo Roncalli (apelidado de Pomarancio), retrata episódios da vida da Virgem Maria e foi o projeto vencedor de um concurso que contou com a participação de grandes nomes da pintura, como Guido Reni e Caravaggio.
Atualmente, a Sala do Tesouro é utilizada para cerimônias privadas e casamentos, mas continua sendo um ponto de visitação imperdível. O teto ricamente decorado e os intarsios dourados, iluminados de forma estratégica, criam um ambiente de rara beleza. Além disso, suas paredes abrigam vitrines repletas de ex-votos, oferendas deixadas por fiéis em agradecimento por graças alcançadas.

Museu Pontifício Santa Casa
O museu fica no Palacio Apostolico, com ingresso nas passagens cobertas e possui uma coleção de obras que foram doadas a igreja ao longo dos anos. No museu são exibidas nove obras do pintor veneziano Lorenzo Lotto, que passou seus últimos anos de vida como voluntário na Santa Casa. No museu também são conservados maiorias, tapeçarias flamengas, um altar em coral do século XVI e obras contemporâneas como do artista plástico Valeriano Trubbiani.

Nossa Senhora de Loreto: A Padroeira da Aviação
Seja qual for a versão da história que você prefere acreditar, uma coisa é certa: o fascínio pela Santa Casa ultrapassa os séculos. E foi justamente a narrativa de sua casa “voadora” que fez com que Nossa Senhora de Loreto fosse proclamada a padroeira da aviação.

Museu Histórico da Aeronáutica
O museu único do seu tipo na Itália! Exibe uma coleção de uniformes e macacões da aeronautica (alguns exemplares antigos e raros), além de equipamento de vôo e até um pequeno simulador. Um local dedicado a história da aeronautica.

Piazza della Madonna
Praça principal da cidade, onde se encontra a Fontana Maggiore construída em 1614 pelos irmãos Giacometti. É repleta de águias, dragões e tritões em bronze. Melhor posto de observação da Basílica e campanário. Além disso, pode-se observar o trabalho dos “Madonnari” que são os artistas de rua, que reproduzem famosos quadros religiosos com giz.

Outro ponto importante é a estatua do Papa Sixto V, um monumento feito por Antonio Calcagni, e fica do lado esquerdo da Basílica. Além disso, temos dois palácios importantes: Palazzo Apostolico e Palazzo Illirico. O Palazzo Apostolico, tem uma assinatura de Bramante enriquecida pelos detalhes de Vanvitelli. O Palazzo Illirico é a antiga sede do convento, hoje uma casa de acolhimento.

Caminhos de Ronda
Uma característica única da Basílica é a sua fortificação, uma típica construção militar com um caminho de ronda construído no final do século XV para proteger a cidade e o tesouro da igreja dos ataques de piratas turcos. Se pode observar uma serie de janelas que serviam para observação, e no interior se encontram varias salas usadas para alojamento dos guardas.
Além disso, Loreto contava com um grupo de guarda próprio (assim como o Vaticano) era a “Guardia Lauretana”. Excelente lugar para observar o Mar Adriatico do alto e toda a Riviera do Conero. Ingresso 5 €, necessário agendar visita ligando para o número: 071 9747198 ou pelo e-mail: museopontificio@delegazioneloreto.it.


Porta Romana
No lado sul da cidade, temos a Porta Romana construída em 1590 com desenho de Pompeu Floriani.

Porta Marina
Porta com vista mar, com um ótimo panorama. Ponto de descida da Escada Santa com seus 400 degraus e os mistérios do rosário e cemitério dos poloneses.

Escada Santa e cemitério
A escada santa foi construída em 1941 para permitir que os peregrinos que chegavam de trem, pudessem chegar até a Basílica. Além da função de ligação com o transporte, o percurso é devocional, com várias capelas que recordam a Via Cruxis, com várias esculturas de bronze que recordam o rosário. É um percurso arborizado e muito bonito.


Através desse caminho chegamos ao Cemitério dos Poloneses, onde os restos mortais dos soldados poloneses mortos na Segunda Guerra Mundial descansam. São 1112 túmulos que homenageiam a memória e o sacrifício desses soldados no combate das tropas nazistas.

Curiosidades
- ‘Caminhos Lauretanos’ são antigos percursos sacros utilizados pelos peregrinos desde 1200 para chegar a santa Casa.
- Loreto exporta artigos religiosos para o mundo todo, principalmente objetos em prata e madeira. Existe uma profissão (quase extinta) chamada “Coronarie”, que ainda hoje fazem a mão os terços.
Sites Relacionados
Site de turismo da região:http://www.destinazionemarche.it e Site de turismo de Loreto: http://www.prolocoloreto.com. Essa roteiro é fruto de uma visita guiada chamada #loretophotowalk, promovida pelo site de turismo da Região Marche ‘Destinazione Marche’, a quem agradeço pela maravilhosa iniciativa.
Artigo escrito em 27 de junho de 2018 e revisado em 11 de fevereiro de 2025.

Onde Comer
Tratoria Norma: Tratoria tradicional marchigiana, com cozinha tradicional. É um local histórico.
Osteria Lauretana: Restaurante de cozinha Pugliese, possui produtos tradicionais puglieses e uma boa pizza.
Il Picchio: uma confeitaria muito renomada que oferece doces, lanches rápidos e pizza.
One Reply to “Loreto: muito mais que um roteiro religioso”