O que dizer de uma cidade com um nome tão sugestivo? Acqualagna quer dizer lamento do rio, uma alusão ao barulho do rio Candigliano, como se fosse um fado. Uma cidade que cresceu entre a grandiosidade da Gola del Furlo, a confluência dos rios Burano e Candigliano e os montes Catria e Nerone.
Acqualagna é conhecida a nível nacional como a capital do tartufo, devido sua produção extraordinária que atualmente chega a dois terços da produção italiana. Por isso é possível dizer que em Acqualagna tem tartufo fresco o ano todo, podendo encontrá-lo em cada período do ano.
Vejam o calendário
Tartufo branco: último domingo de setembro até final de dezembro. Tartufo bianchetto ou Marzuolo: de 15 janeiro até 15 de abril. Tartufo nero pregiato ou de Norcia: de 1 dezembro até 15 de marco. Tartufo nero estivo ou scorsone: 1º junho até 31 agosto
Casa de Enrico Mattei
Na praça de mesmo nome, é aberta a visitação a casa de Enrico Mattei, filho ilustre de Acqualagna, que ficou famoso pela criação da ENI (a empresa estatal de hidrocarbonetos). A casa atualmente é patrocinada pela empresa que ele criou e dirigiu, na qual estão expostos alguns objetos pessoais entre eles sua escrivaninha e seus óculos.
Mais detalhes em:http://www.acqualagna.com/turismo/casa-mattei/ Para saber mais sobre a vida de Enrico Mattei sugiro o filme: L’uomo che guardava il futuro, de 2009 uma miniserie da Rai1.
Tartufo
Você conhece o tartufo (ou trufa)? Eu pessoalmente prefiro manter o nome em italiano para não confundir com a trufa que em português é de chocolate. O tartufo é um tipo de fungo que nasce em situações muito especiais. Nascem sempre no subterrâneo por isso a dificuldade de encontrá-lo, geralmente crescem entorno dos carvalhos e azinheira (uma árvore da família do carvalho, presente na região mediterrânea). São encontrados pelos cães treinados e colhidos manualmente, por isso sua raridade. São conhecidos desde a antiguidade greco-romana.
Após a abertura das atividades com o prefeito de Acqualagna, chegamos a nossa primeira atividade: visita a uma cultivação de trufas! A cultivação de tartufo tem um discreto sucesso sobretudo com os tartufos conhecidos como estivo (de verão). São cultivados em terrenos calcários e pobres de humus, embaixo de árvores como carvalhos e nogueiras.
O Osvaldo Ferri, um senhor aposentado que atualmente se ocupa da cultivação de tartufo, nos explicou o processo de cultivo e colheita dos tartufos conhecidos como “Estivo ou Scorzone” (tuber aestivum vitt), a espécie que tem sido cultivada com sucesso. O cuidado é diário, com rega adequada e cuidado das árvores. Um dos sinais que demonstram a presença do fungo, é a ausência de grama ao redor da árvore. Geralmente os anos mais úmidos produzem uma quantidade maior de tartufo, a colheita está diretamente ligada a quantidade e ao período de chuvas.
O tartufo branco (tuber magnatum pico) não pode ser cultivado, é encontrado nos bosques da zona, sempre com ajuda de cães que são treinados para encontrar o tartufo que está embaixo da terra.
Vamos à parte emocionante da atividade: a caça ao tartufo! Com a estrela do Photowalk nossa querida Gloria, uma cadela ainda jovem que todos queriam levar pra casa!
Não se preocupem com o cuidado com os cães de caça, eles são muito bem tratados. Porque são parte essencial da busca e precisam ter um bom relacionamento com o caçador. Muitas vezes é a unica companhia durante os dias que o caçador passa no bosque. Geralmente o tartufo renasce na proximidade do local do ano anterior, então os caçadores guardam segredo sobre o lugar.
Quando o cachorro encontra o tartufo ele escava levemente a terra e aguarda o dono recolher o mesmo. Os cães são premiados por essa façanha com um biscoito e afagos.
A segunda atividade do dia foi um laboratório de como preparar um prato com tartufo , feito no restaurante Osteria Braceria da Plic junto com a empresa Acqualagna Tartufi.
Você sabia que existe uma Bolsa do Tartufo, onde o preço é atualizado de acordo com a produção anual?
O tartufo é usado principalmente nas massas em branco; como possuem um sabor muito delicado são utilizados sem nenhum outro tempero, acompanhando massas com ovos, omeletes ou ovos mexidos. Basta um pouco de manteiga e queijo ralado para apreciar o seu sabor especial. O tartufo nero pode ser aquecido, o branco deve ser utilizado fresco. Os tartufos frescos devem ser guardados em geladeira e embalados em papel toalha e colocados dentro de um pote; quando o papel toalha estiver úmido deve ser trocado. Podem ser conservados no massimo por 8-10 dias.
E finalmente chegamos ao momento de provar o tão celebrado tartufo! A chef preparou no momento passatelli in brodo com tartufo, uma massa tipica marchigiana feita de farinha de rosca, parmesão, ovo, raspa de limão e noz moscada.
Um laboratório para celebrar os sabores da terra, numa composição genuína e elegante.
Além de experimentar a massa, conseguimos provar o crostini e uma seleção de presuntos locais, do açougue histórico Plic que funciona desde 1898.
Visitamos a cantina onde são conservados os presuntos e salames.
Gola del Furlo
O parque é um excelente percurso natural, caminhando ao lado do rio Candigliano é possível admirar a fauna e flora locais. Antigamente era um unico maciço calcário, que com o tempo e a a erosão causada pela água, surgiram os montes Paganuccio e Pietralata.
A reserva natural de Furlo é um canyon que possui 3.600 hectares de bosque preservado, sendo o habitat de animais como a águia real, o falcão Pelegrino, o “picchio muraiolo” (uma ave da especie do pica-pau), coruja real, raposas, lobos, javalis e cervos.
Saiba mais visitando o site: http://www.riservagoladelfurlo.it
No parque temos os restos arqueológicos da antiga Via Flaminia, uma estrada romana importante construída em 220 a.C. por Gaio Flaminio ligando Roma a Rimini, sendo uma importante ligação de Roma com a Itália do norte. Nesse ponto a estrada antiga Flaminia, cruza a montanha através de um túnel que foi construído por Vespasiano em 77 d.C.
Sites relacionados
Site de turismo de Acqualagna:http://www.acqualagna.com. Site de turismo da região:www.destinazionemarche.it
O Photowalk é uma iniciativa de Turismo da Região Marche, através do site: www.destinazionemarche.it, participei como Ambassador com objetivo de compartilhar a experiência nos canais de mídia social. Já conhecia Acqualagna, mas foi uma experiência surpreendente, saborosa e encantadora. Fica aqui meu agradecimento aos organizadores e à prefeitura de Acqualagna.
Artigo escrito em 26 de setembro de 2018 e editado em 13 de maio de 2018.
One Reply to “Acqualagna a capital do tartufo”